• Carregando...

O Paraná realizou em 2011 um número de transplantes de órgãos 40% maior do que o registrado no ano anterior. Um balanço realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e divulgado nesta sexta-feira (6), aponta que foram realizados 1.684 procedimentos no ano passado, em comparação com os 1.211 realizados em 2010. As informações são da Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do estado.

De acordo com nota divulgada pela Sesa, o aumento foi puxado pelos transplantes de córneas, cuja fila de espera – que era de 700 pessoas em janeiro de 2011 – foi zerada na última semana do ano. As córneas não aproveitadas por falta de receptores no Paraná foram direcionadas a outras unidades da federação, como Goiás, Piauí e Maranhão. No total, 199 córneas foram repassadas ao cadastro nacional, segundo a Sesa.

Transporte

De acordo com a Sesa, foi ampliada a rede de integração entre a Central de Transplantes e a Casa Civil, com o objetivo de agilizar o transporte aéreo de órgãos e das equipes que fazem a captação dos órgãos no estado. Duas aeronaves do governo do estado estão à disposição do serviço.

O balanço da Sesa aponta que em 2011 houve 58 voos de transporte de pacientes e 38 de transporte de órgãos. No período, foram captados três corações, dez pâncreas, 28 fígados e 45 rins, em todo o estado. No ano anterior, haviam sido realizados 26 voos para levar pacientes e 19 para captar órgãos a serem transplantados.

Procedimentos

Assim que é diagnosticada a morte encefálica do paciente e depois que a família autoriza a doação, a Central Estadual de Transplantes é notificada sobre a existência de um possível doador. Em seguida, é emitida uma listagem de possíveis receptadores e uma equipe é acionada para captar os órgãos.

Se doador e receptor estiverem em cidades diferentes, a equipe médica da Central de Transplantes aciona a Casa Civil, que organiza o transporte. Assim que captados, os órgãos são direcionados para o local onde o transplante será realizado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]