• Carregando...

Tira-dúvidas

A Gazeta do Povo vai ajudar a esclarecer as principais dúvidas dos leitores sobre a gripe A H1N1. Clique aqui para mandar a sua pergunta. As questões selecionadas serão respondidas por especialistas e publicadas na versão impressa e on-line do jornal.

- Confira as respostas das questões já enviadas pelos leitores

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que não vai faltar antiviral para o combate da gripe A H1N1 no estado

O medicamento que combate a gripe A H1N1 produzido no Brasil chegou ao Paraná nesta sexta-feira (31). A Secretaria Estadual de Saúde (SESA) já confirmou o recebimento, mas informou que não divulgará qual foi a quantidade. Disse apenas que a quantidade é suficiente para distribuir o antiviral a todas as regionais de saúde do estado. Apenas as pessoas do grupo de risco receberão o medicamento.

A produção do antiviral com o princípio ativo fosfato de oseltamivir foi feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro – a pedido do Ministério da Saúde (MS). O remédio produzido no Brasil tem o mesmo efeito do antiviral comercial - o Tamiflu.

Segundo a SESA, mesmo as regionais que não têm casos confirmados da doença, terão o remédio. No entanto, as localidades que apresentam maior número de casos da gripe A H1N1, receberão as maiores quantidades do tratamento.

Apenas os pacientes que pertencem ao grupo de risco receberam o antiviral, conforme o protocolo de tratamento da doença do Ministério da Saúde. Fazem parte do grupo de risco crianças menores de dois anos, gestantes, idosos, pessoas com doenças que o tratamento provoca queda na imunidade do organismo (como AIDS e câncer), pacientes com diabetes, cardiopatias e com sintomas de doença respiratória grave.

A SESA afirmou ainda que esse procedimento tem como objetivo evitar o uso indiscriminado do antiviral, o que também poderia tornar o vírus mais resistente. O órgão destacou também aqueles que não apresentarem os sintomas da nova gripe, não receberão as cápsulas do fosfato de oseltamivir.

Produção do antiviral

A Fiocruz informou que não houve quebra de patente para a produção do antiviral. Segundo o Ministério da Saúde, a matéria-prima foi comprada do fabricante do Tamiflu em 2006, pois naquela oportunidade havia o risco de uma epidemia da gripe aviária. E no último mês a Fiocruz trabalhou para transformar a matéria-prima em um medicamento em cápsulas.

O MS destinou o primeiro lote produzido pela Fiocruz aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além do Paraná. Nessa primeira fase foram entregues 210 mil tratamentos aos seis estados. Cada tratamento é composto por 10 cápsulas, quantidade indicada para o tratamento de uma pessoa com a gripe A H1N1.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]