• Carregando...

Mais dois novos casos da gripe A H1N1 foram confirmados no Paraná, neste domingo (5). Com isso, subiu para 33 o número de pessoas infectadas pelo vírus influenza A no estado. De acordo com o 32.º Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesa), os últimos casos confirmados são de uma mulher da região de Curitiba e um rapaz da região de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Os dois voltaram de viagens a Argentina.

Com mais essas duas pessoas, o Paraná já notificou ao Ministério da Saúde 555 casos. Destes, 33 já foram confirmados, 137 foram descartados e 385 aguardam resultados ainda. Segundo informações da Agência Estadual de Notícias (AEN), a mulher infectada retornou da Argentina no dia 24 de junho e apresentou sintomas da gripe.

Ela está em isolamento domiciliar e se recupera bem. A previsão é que nesta semana a mulher já volte às atividades normais. O rapaz da região dos Campos Gerais também apresentou os sintomas da gripe assim que chegou de viagem da Argentina. Ele também está em isolamento domiciliar e se recupera bem.

De acordo com a Sesa, somente três laboratórios no Brasil fazem o exame para detectar a gripe A H1N1: O Instituto Adolfo Luftz, em São Paulo, o Instituto Evandro Chagas, em Belém e a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O tempo de espera pelos resultados dos exames pode demorar até 10 dias, em razão do acúmulo de pedidos solicitados após a confirmação dos primeiros casos d anova gripe no Brasil.

Sem medidas restritivas

A Secretaria da Saúde do Paraná afirma que não há caracterização de transmissão autóctone e sustentada dentro do estado. Por isso, a Sesa sustenta não ser necessária a suspensão de aulas ou outras medidas de distanciamento social.

Mesmo assim, continua o alerta para quem chegou do exterior ou teve contato com pessoas vindas de outro país, há menos de 10 dias, e apresentou sintomas da gripe – como febre, tosse e dores no corpo (mialgia) – para que procure a unidade de saúde mais próxima e informe o quadro clínico/epidemiológico. No Brasil inteiro o número de infectados chega a 885.

Londrina tem 10 casos suspeitos

O secretário de Saúde de Londrina, Agajan Bedrossian, informou, neste domingo (5), que a secretaria municipal monitora dez casos suspeitos na cidade. Segundo ele, a situação ainda preocupa, pois os pacientes apresentam os sintomas da doença.

Entre a quinta-feira (2) e a sexta-feira (3), a secretaria liberou do isolamento domiciliar 19 pessoas suspeitas de estarem com a gripe, mesmo sem a conclusão dos exames. De acordo com Agajan, elas deixaram de apresentar os sintomas da doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]