• Carregando...

O Paraná teve o maior índice de participação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado no último domingo em todo o país. Compareceram aos locais de prova no estado 88% dos 18.804 alunos de ensino superior selecionados. Apenas 2.192 faltaram – um índice de abstenção de 12%. Nacionalmente, o teste registrou 37.316 faltosos, 15,5% dos cerca de 250 mil selecionados. Os números por estado foram divulgados na última terça-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Já o Sul foi a região brasileira com maior participação, também com 88%. No extremo oposto, o Norte foi onde ocorreu o maior número de faltas: 20% dos estudantes não compareceram. O estado do Amapá teve a maior abstenção do país, com 28%.

A participação no Enade é obrigatória e requisito para a obtenção do diploma de graduação. Os estudantes que não realizaram a prova devem justificar a falta.

Segundo a assessoria de imprensa do Inep, os procedimentos para fazer a justificativa ainda estão sendo elaborados e devem ser divulgados em breve no site do instituto. No entanto, até ontem não havia data prevista.

Medicina foi o curso que teve a menor proporção de ausentes no exame em todo o país, com 5,7%. Em segundo lugar aparece Odontologia, com 9,9%, seguido por Medicina Veterinária, com 12,2%. Por outro lado, os estudantes de Tecnologia em Agroindústria registraram a mais alta taxa de abstenção, com 27,1%, seguidos pelos de Educação Física, com 21,9%. Segundo o Inep, o índice de abstenção é normal. Em 2006, 17% dos alunos selecionados também não compareceram aos locais de prova.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]