i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Trânsito

Paraná ultrapassa marca de 6 milhões de veículos registrados

Volume registrado é o terceiro maior do país, atrás de São Paulo e Minas Gerais. Paraná tem 40% de todos os carros da região Sul

  • PorGazeta do Povo
  • 06/08/2013 08:09
Aumento da frota gera congestionamentos constantes em pontos da maior cidade do estado, Curitiba | Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Aumento da frota gera congestionamentos constantes em pontos da maior cidade do estado, Curitiba| Foto: Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo

O Paraná ultrapassou a marca de 6 milhões de veículos registrados nesta terça-feira (6), informou o Departamento de Trânsito do estado (Detran-PR). A frota é a terceira maior do país, atrás de São Paulo (23,6 mi) e Minas Gerais (8,5 mi).

Conforme os números divulgados pelo Detran-PR, o número de veículos registrados no Paraná corresponde a 40% dos existentes em todos os estados da Região Sul. A marca confere ao Paraná, com cerca de 10,4 milhões de habitantes – o status de estado com mais de um carro para cada dois habitantes.

O balanço do departamento estadual aponta que pouco mais de 30 mil veículos por mês entram em circulação no Paraná. Apenas nos seis primeiros meses deste ano, 217 mil carros, motos, caminhões, entre outros, foram emplacados pela primeira vez no estado.

Nos últimos dez anos, a frota do Paraná mais que dobrou. Em 2001, conforme o Detran, a frota não ultrapassava os 2,5 milhões. Marcos Traad, presidente do órgão, disse à Agência Estadual de Notícias (AEN) que com o número de carros em alta é preciso se preocupar com o planejamento para absorver toda essa frota, com ações que auxiliem na segurança do trânsito.

Números por cidade

Curitiba continua na liderança absoluta no número de veículos registrados, com 1.331.277. Londrina tem 334.916, Maringá 280.816 e Cascavel 186.205. Ponta Grossa, com 165.758, também aparece na lista de cidades com maior número de veículos, assim como São José dos Pinhais, com 160.110 e Foz do Iguaçu, com 142.994.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.