• Carregando...
Aumento da frota gera congestionamentos constantes em pontos da maior cidade do estado, Curitiba | Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Aumento da frota gera congestionamentos constantes em pontos da maior cidade do estado, Curitiba| Foto: Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo

O Paraná ultrapassou a marca de 6 milhões de veículos registrados nesta terça-feira (6), informou o Departamento de Trânsito do estado (Detran-PR). A frota é a terceira maior do país, atrás de São Paulo (23,6 mi) e Minas Gerais (8,5 mi).

Conforme os números divulgados pelo Detran-PR, o número de veículos registrados no Paraná corresponde a 40% dos existentes em todos os estados da Região Sul. A marca confere ao Paraná, com cerca de 10,4 milhões de habitantes – o status de estado com mais de um carro para cada dois habitantes.

O balanço do departamento estadual aponta que pouco mais de 30 mil veículos por mês entram em circulação no Paraná. Apenas nos seis primeiros meses deste ano, 217 mil carros, motos, caminhões, entre outros, foram emplacados pela primeira vez no estado.

Nos últimos dez anos, a frota do Paraná mais que dobrou. Em 2001, conforme o Detran, a frota não ultrapassava os 2,5 milhões. Marcos Traad, presidente do órgão, disse à Agência Estadual de Notícias (AEN) que com o número de carros em alta é preciso se preocupar com o planejamento para absorver toda essa frota, com ações que auxiliem na segurança do trânsito.

Números por cidade

Curitiba continua na liderança absoluta no número de veículos registrados, com 1.331.277. Londrina tem 334.916, Maringá 280.816 e Cascavel 186.205. Ponta Grossa, com 165.758, também aparece na lista de cidades com maior número de veículos, assim como São José dos Pinhais, com 160.110 e Foz do Iguaçu, com 142.994.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]