• Carregando...

Enquanto cresce a expectativa em torno do nome do advogado Luiz Edson Fachin, professor da UFPR, para assumir posto no Supremo Tribunal Federal (STF), outro tribunal de Brasília pode estar perto de receber um ou mais ministros paranaenses: o Superior Tribunal de Justiça (STJ). O desembargador Marcus Vinicius de Lacerda Costa, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), teve seu nome aprovado pelo Pleno do STJ, na semana passada, para compor a lista tríplice dos concorrentes à vaga destinada à magistratura estadual, aberta em abril com a aposentadoria da ministra Denise Arruda – quem escolhe agora é o presidente Lula.

É a terceira vez que Lacerda Costa está entre os três mais votados. Desta vez, contudo, conta pontos a seu favor o fato de o Paraná estar sem representação no STJ, depois da aposentadoria da paranaense Denise Arruda, que é de Guarapuava – o ministro Felix Fischer é oriundo do Ministério Público do Paraná, mas é alemão naturalizado. "Agora, a chance é muito grande de se chegar lá, porque se trata de uma vaga do Paraná. Com a aposentadoria da ministra, a magistratura estadual do Paraná ficaria sem nenhum representante lá", diz Lacerda Costa, natural de Paranaguá.

Segundo Lacerda Costa, até hoje faltou articulação política para que o Paraná tivesse mais re­­presentantes nas cortes superiores. "Parece estar havendo uma convergência maior das forças políticas. Inclusive o governador Orlando Pessuti já abraçou a minha causa, que não é mais minha, mas do Paraná. É preciso apoio, porque o processo agora é totalmente político", diz o desembargador paranaense. Os concorrentes de Lacerda Costa ao STJ são os desembargadores Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, do Tribunal de Jus­tiça do Rio Grande do Sul; e Jones Figueiredo Alves, do Tribunal de Justiça de Per­nam­buco.

Federais

Em outra frente, o Paraná concorre a mais uma vaga de ministro do STJ. Uma magistrada paranaense de origem está entre os três indicados, também na semana passada, à vaga destinada aos Tribunais Regionais Federais (TRF) – aberta com a aposentadoria do ministro Fernando Gonçalves. É Suzana de Camargo Gomes, natural de Palmas, ex-procuradora do estado do Paraná, que hoje atua no TRF da 3.ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul). Seus concorrentes são Ma­­ria Isabel Diniz Gallotti Rodrigues, do TRF da 1.ª Região, e José Lázaro Alfredo Guimarães, do TRF da 5.ª Região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]