• Carregando...
 | Raul Santana/Fiocruz Imagens
| Foto: Raul Santana/Fiocruz Imagens

Mais quatro mortes por dengue foram confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e todas ocorreram em Paranaguá, no litoral do estado. O Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (29) mostra que o número de óbitos confirmados subiu de 27 na semana passada para 31. A cidade litorânea sofre com epidemia de dengue desde janeiro e já registra 3.493 casos confirmados e concentra 61% das mortes causadas pela doença - são 19 ao todo. Desde agosto, 8.052 casos foram notificados na cidade.

De acordo com a Sesa, deve ser realizada uma nova aplicação do fumacê em Paranaguá nas próximas semanas para combater o mosquito Aedes aegypti adulto, já em sua forma alada. A aplicação do inseticida deve ser realizada juntamente com mutirões de limpeza na cidade.

O número de cidades paranaenses com epidemia de dengue também aumentou e passou de 36 para 40. Os municípios de Ampére, no Sudoeste, Corbélia, no Oeste, São Jorge do Ivaí e Marialva, no Norte do Paraná entraram na lista em situação de epidêmica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera epidemia o registro de 300 casos para cada 100 mil habitantes.

De acordo com o boletim, 299 dos 399 municípios do Paraná já apresentam casos de dengue. Desses, 219 registraram casos autóctones da doença, quando o paciente foi contaminado dentro da próprio cidade. Ao todo, são 16.632 casos autóctones confirmados no estado, 686 casos a mais do que na semana passada.

Zika e Chikungunya

O número de casos confirmados de zika aumentaram de 190 para 200 em uma semana. Os novos dez casos foram registrados em Curitiba (3), Campina Grande do Sul e Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), São João (2) , Carambeí, Nova Londrina, Nova Prata do Iguaçu.

O número de casos de chikungunya também aumentaram de 40 para 41. Apenas dois casos são autóctones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]