• Carregando...

Incidentes que reacenderam a disputa no bairro

25 de novembro de 2011 - Jhonny de Oliveira Schuvazrsky, de 22 anos, apontado como integrante da "Turma de Baixo" é assassinado. Segundo a polícia, o crime foi cometido pela "Turma de Cima".

3 de dezembro de 2011 - João Doracil Cardoso Júnior, que seria integrante dos chefes da "Turma de Cima", é morto. Crime teria ocorrido para vingar a morte de Jhonny.

21 de dezembro de 2011 - Maycon de Almeida, o "Miroca", apontado como o cabeça da "Turma de Cima", é assassinado. Depois disso, moradores da "Turma de Baixo" recebem aviso que "inocentes" vão pagar.

25 de dezembro - A menina Edvanir Rodrigues, de 25 anos, é atingida por uma bala perdida, quando ia com o pai à casa da avó.

31 de dezembro de 2011 - Guilherme Ramos, de 16 anos, e Adriano Alves Gouveia, de 17 anos, foram baleados. Não há indícios de que eles estariam envolvidos na disputa.

31 de janeiro - Douglas Fermino, de 19 anos, é preso com uma pistola calibre 45. Há suspeitas de que a arma tenha sido usada nos assassinatos de Miroca e João Doracil.

4 de janeiro de 2012 - Riely Aline Ramos, de três anos, é atingida por bala perdida. O primo dela, Wesley Patrick Fernandes, de 18 anos, foi baleado.

4 de janeiro de 2012 - Paulo Sérgio do Santos, o "Bocão" , acusado de comandar a "Turma de Baixo", é preso. Ele é acusado de envolvimento nas mortes de Miroca e de João Doracil.

5 de janeiro de 2012 - dois suspeitos foram detidos, sob suspeita de terem participado do ataque que terminou com a criança atingida por bala perdida. Eles foram ouvidos e liberados.

As polícias Civil e Militar intensificaram as ações no Parolin, em Curitiba, onde duas gangues disputam o controle do bairro. Na noite de quinta-feira (5), um adolescente e um rapaz de 18 anos foram detidos, sob suspeita de terem participado do ataque que terminou com uma menina de três anos atingida por uma bala perdida. Na quarta-feira (4), Paulo Sérgio do Santos, o "Bocão", apontado como o cabeça do grupo chamado de "Turma de Baixo" ou "Cidade de Deus" (CDD)havia sido preso.

De acordo com o delegado Rubens Recalcatti, chefe da Delegacia de Homicídios (DH), tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar (PM) mantém monitoramento no bairro, com o objetivo de mapear as duas gangues. O adolescente e o jovem de 18 anos – identificado como Chimbinha – foram ouvidos pela DH, mas negaram participação no atentado. Como não havia mandado contra os dois, eles foram liberados. Segundo Recalcatti, ambos seriam integrantes da chamada "Turma de Cima" ou Morro do Sabão.

"Mas esses encaminhamentos são importantes porque nos ajudam a identificar os integrantes dos grupos para que, em seguida, possamos encaminhar à Justiça o pedido de prisão dos envolvidos", avaliou o delegado.

Além desses encaminhamentos, no sábado (31), Douglas Fermino, de 19 anos, foi preso. Apontado como integrante da "Turma de Baixo", ele portava, segundo a polícia, uma pistola de calibre 45 (de uso restrito). Há suspeitas de que a arma tenha sido usada nos assassinatos de duas pessoas, entre elas, o comandante do grupo rival.

Disputa de gangues

O confronto entre as turmas "de Cima" e "de Baixo" já dura cerca de dez anos, segundo a polícia, com a renovação constante de seus integrantes. O controle do bairro estaria relacionado à predominância no tráfico de drogas e na possibilidade de controlar as entradas da localidade, a prestação de serviços e o serviço de reciclagem. No ano passado, os grupos permaneceram em relativa trégua, até o fim de novembro, quando foi assassinado Jhonny de Oliveira Schuvazrsky, de 22 anos, apontado como integrante da "Turma de Baixo".

Para se vingar, este grupo teria matado o cabeça da "Turma de Cima", Maycon de Almeida, o "Miroca", e o segurança dele, João Doracil Cardoso Júnior. A partir de então, integrantes da "Turma de Cima" teria se voltado contra inocentes. Pelo menos duas pessoas foram baleadas no réveillon. Na quarta-feira (4), Riely Aline Ramos, de três anos, foi atingida por uma bala perdida enquanto brincava em frente à casa da avó. O primo de segundo grau dela, Wesley Patrick Fernandes , de 18 anos, também foi atingido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]