• Carregando...
 | Reprodução/Rede  de Proteção Animal
| Foto: Reprodução/Rede de Proteção Animal

Quem quiser pedalar ao lado de seu animal de estimação e de outros bichos terá uma oportunidade neste domingo (22), em Curitiba, a partir das 10h30. Nessa data será realizado o passeio ciclístico “Pedala Bicho”. O trajeto vai da Praça Nossa Senhora de Salete até a Avenida Cândido de Abreu, com retorno à praça. Outras ações ocorrem das 10h às 16h, tais como microchipagem gratuita, avaliação bucal em cães, dicas de adestramento e pista de agility, feira de adoção de animais, recreação, sorteio de brindes, dentre outras atrações.

Essa será a primeira edição do “Pedala Bicho”, organizado pela Rede de Proteção Animal – um programa da Prefeitura de Curitiba em parceria com diversas ONGs e protetores independentes. De acordo com o coordenador da Rede, Paulo Colnaghi, o evento será mantido mesmo com chuva. “É uma oportunidade importante para falarmos com as pessoas sobre a proteção animal”, destacou.

Segundo Ana Paula Menezes, responsável pela área de comunicação e eventos da Rede de Proteção Animal de Curitiba, eles fizeram uma parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ) – que realiza todos os domingos o projeto de CicloLazer - justamente para chamar a atenção para a causa. Aos domingos, o local é fechado para o ciclismo e a recreação nas ruas próximas à sede da prefeitura, na região do Centro Cívico.

Uma vez por mês, a Rede realiza o “Amigo Bicho”, com a adoção de animais e a microchipagem. Nesta edição o Amigo Bicho será realizado dentro do passeio ciclístico.

Rede de Proteção Animal

A Rede de Proteção Animal desenvolve políticas públicas em prol da defesa e proteção animal. De acordo com Ana Paula, a Secretaria do Meio Ambiente é responsável por disponibilizar castrações gratuitas a protetores de animais independentes e a população de baixa renda. “Nos últimos 2 anos realizamos em torno de 7 mil castrações. A expectativa é de que com o novo processo que já está tramitando, que deve ser retomado no início do ano que vem, realizemos 7 mil castrações em um período de aproximadamente seis meses”, comenta.

A Rede também fiscaliza denúncias referentes aos maus-tratos e comércio ilegal de animais. Ela oferece a microchipagem gratuita e incentiva as ações que visam a adoção, a guarda responsável e realizada ações de educação ambiental sobre a fauna..

Para as pessoas que têm interesse em microchipar seus animais, é necessário fazer um cadastro no www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br/Conteudo/CadastroAnimal.aspx.

Colaborou: Samantha Mahara.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]