• Carregando...
Shirley Ordônio, idealizadora do projeto, com o marido e os quatro filhos. | Pedro Serapio/Gazeta do Povo
Shirley Ordônio, idealizadora do projeto, com o marido e os quatro filhos.| Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo

O Passeio Público, primeiro parque público de Curitiba, está em vias de ganhar mais um título de honra, o de primeiro parque acessível a crianças com deficiência. O playground do local ganhou três brinquedos adaptados, que serão inaugurados nesta segunda-feira, 21 de setembro, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

Projeto

Um projeto de lei apresentado em março deste ano pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) prevê a obrigatoriedade de instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em jardins, parques, clubes, áreas de lazer e áreas abertas ao público em geral. A proposta já foi aprovada pelas comissões de Legislação, Justiça e Redação; de Direitos Humanos; e de Acessibilidade da Câmara Municipal.

Os equipamentos inclusivos foram instalados ao lado dos brinquedos comuns, para que crianças com ou sem deficiência possam se divertir juntas. Uma medida simples, mas com potencial para criar uma sociedade muito mais inclusiva. “As outras crianças vão se acostumar a ver aquelas que têm deficiência e não vão se espantar mais. Quando elas crescerem e se formarem em Arquitetura ou Engenharia vão se lembrar de que as crianças com deficiência existem e vão incluí-las nos seus projetos”, projeta Shirley Ordônio, mãe de uma criança cadeirante.

Shirley é autora do projeto Lazer, Inclusão e Acessibilidade (LIA), que pretende levar a acessibilidade para praças e parques públicos, no modelo das academias ao ar livre. Após apresentar o projeto a três secretarias municipais (da Pessoa com Deficiência, do Esporte e Lazer e do Meio Ambiente), Shirley foi procurada pelo Rotary Club, que decidiu apoiar o LIA com a compra de um balanço frente a frente para cadeira de rodas. O equipamento, que custou R$ 6,2 mil, favorece a interação com outras crianças, pois além do espaço para o cadeirante possui um banco para crianças sem deficiência.

Além do balanço, serão inaugurados no Passeio Público uma mesa de areia e um painel com xilofone e jogo da velha. Os dois equipamentos foram desenvolvidos pela prefeitura, na oficina da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. O playground de areia do Passeio terá ainda uma faixa de calçamento, para que crianças com dificuldades motoras cheguem até os brinquedos.

Academias ao ar livre

Curitiba deve ganhar mais 16 academias ao ar livre, todas com equipamentos adaptados a pessoas com deficiência. A licitação para a compra dos aparelhos já foi autorizada e a instalação deve ocorrer em 2016. Segundo a superintendência da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, os locais que receberão as academias ainda não foram confirmados.

Praça inclusiva

Outro lugar que deve receber brinquedos inclusivos é a Praça Presidente Eisenhower, no bairro Jardim Social, que será revitalizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O projeto de revitalização, em fase de orçamento, receberá R$ 26 mil de uma emenda parlamentar apresentada no ano passado pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) para a aquisição de equipamentos adaptados a crianças com deficiência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]