• Carregando...

Sob a água, União da Vitória teme repetição da cheia de 92

Moradores da cidade do Sul do Paraná vivem a maior cheia do Rio Iguaçu dos últimos 20 anos e se preparam para reconstruir tudo de novo

Leia matéria completa

147 municípios em situação de emergência

O número de municípios em situação de emergência permanece inalterado. No total, 147 cidades do Paraná, cerca de 37% dos municípios do estado, já declararam emergência. Segundo avaliação da Defesa Civil do Paraná, a situação em União da Vitória é a mais grave. Conforme boletim divulgado às 12 horas deste sábado (14), 594.325 pessoas foram afetadas pelas chuvas.

A quantidade de mortos e desaparecidos também continua o mesmo. Onze pessoas morreram e duas ainda estão desaparecidas – uma em São João do Ivaí e outra em Rebouças. Além disso, 38.032 estão desalojadas, a maior parte em União da Vitória (12.152). Segundo estimativas da própria Defesa, os prejuízos provocados pela chuva no Paraná já ultrapassam R$ 600 milhões e podem chegar a R$ 1 bilhão.

O relatório mostra também que, até agora, há 171 feridos, além de 13.378 casas danificadas e 109 residências destruídas.

A chuva retornou ao estado neste sábado (14), mas provocou menos estragos que o esperado. Em Pato Branco, o município mais atingido pelas chuvas deste fim de semana, a Defesa Civil do Paraná contabilizou danos em 20 casas, mas assegurou que ninguém precisou abandonar as casas.

LISTA: Veja as cidades do Paraná em estado de emergência

Apesar disso, o temporal interrompeu o fornecimento de energia elétrica e o abastecimento de água da cidade. Equipes da Copel e Sanepar já trabalham para consertar o problema. Ainda não há previsão para a normalização dos serviços.

Alguns bairros de Foz do Iguaçu registraram alagamento, como no Portal da Foz, São Luiz, Boicy, Jardim Primavera e Vila Portes.

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a chuva que caiu sobre o oeste e o centro-sul do estado entre esta sexta-feira e sábado chegou a 90 milímetros. "A partir de agora a precipitação deve ocorrer de forma mais irregular neste fim de semana no estado, mas pontualmente pancadas de chuvas fortes acarretam em um volume mais expressivo", diz em nota o Simepar. A previsão é que a instabilidade aumente no leste paranaense no final deste sábado.

Outras cidades

Já nas primeiras horas deste sábado (14), eventos de chuva e vento forte também foram registrados, principalmente no Oeste. Entre Assis Chateaubriand e Marechal Cândido Rondon, a precipitação acumulada foi superior a 80 milímetros apenas nas primeiras horas do dia. Segundo o instituto, o prognóstico para este fim de semana aponta a permanência da instabilidade, com manutenção das chuvas.

Em União da Vitória, o rio Iguaçu subiu quatro centímetros durante a madrugada. Na cidade com mais desalojados e desabrigados do estado – segundo a Defesa Civil, são mais de 12 mil pessoas em casas de amigos e parentes e outras quase 400 em abrigos.

A assessoria de imprensa da Itaipu Binacional informou que mesmo com as chuvas na região oeste o nível dos rios Paraná e Iguaçu não sofreu grandes oscilações. Até terça-feira (17), as famílias ribeirinhas atingidas pelas inundações já poderão voltar para suas casas, se as chuvas derem uma trégua.

Na manhã deste sábado, nas Cataratas do Iguaçu, a vazão estava em 7.440 metros cúbicos por segundo, cinco vezes mais do que a normal. Na Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, o nível do Rio Paraná estava em 115 metros, 6 metros acima do normal. Durante a chuva, a oscilação não passou de meio metro.

A Itaipu voltou a aumentar o vertimento durante a madrugada. Pela manhã, estavam sendo escoados pelo vertedouro pouco mais de 7 mil metros cúbicos de água por segundo. Como o ritmo de produção da usina deve aumentar e não há chuvas previstas, a tendência é que o vertedouro seja fechado já no início da próxima semana.

Cidades do Paraná em situação de emergência

-Altamira do Paraná -Anahy -Barbosa Ferraz -Boa Esperança do Iguaçu -Bituruna -Campina do Simão -Campo Bonito -Campo Largo -Campo Mourão -Cantagalo -Capanema -Catanduvas -Cascavel -Chopinzinho -Cianorte -Corbélia -Coronel Vivida -Cruz Machado -Diamante do Sul -Dois Vizinhos -Doutor Camargo -Floresta -Foz do Jordão -General Carneiro -Godoy Moreira -Goioerê -Grandes Rios -Goioxim -Guaporema -Guaraniaçu -Guarapuava -Ibema -Imbituva -Irati -Ivaiporã -Jardim Alegre -Laranjeiras do Sul -Lindoeste -Mallet -Manoel Ribas -Mangueirinha -Marechal Cândido Rondon -Marquinho -Medianeira -Mirador -Nova Cantu -Nova Laranjeiras -Pinhalão -Pinhão -Piraí do Sul -Pitanga -Porto Barreiro -Quedas do Iguaçu -Querência do Norte -Quinta do Sol -Rebouças -Reserva do Iguaçu -Rio Azul -Rio Bonito do Iguaçu -Rio Branco do Ivaí -Rio Negro -Realeza -Roncador -Rosário do Ivaí -Três Barras do Paraná -Santa Lúcia -São João -São João do Ivaí -São João do Triunfo -São Jorge do Oeste -São José das Palmeiras -São Mateus do Sul -Saudade do Iguaçu -Sulina -União Da Vitória -Espigão Alto do Iguaçu e Candói -Araruna -Arapuã -Ariranha do Ivaí -Boa Vista da Aparecida -Cafelândia -Campina da Lagoa -Campo Magro -Capitão Leônidas Marques -Céu Azul -Coronel Domingos Soares -Cruzeiro do Iguaçu -Curitiba -Diamante do Oeste -Fernandes Pinheiro -Figueira -Foz do Iguaçu -Inácio Martins -Iretama -Ivatuba -Jaboti -Janiópolis -Lapa -Lidianópolis -Missal -Moreira Sales -Nova Prata do Iguaçu -Ortigueira -Palmeira -Palmital -Paraíso do Norte -Paulo Frontin -Pinhais -Porto Amazonas -Porto Vitória -Prudentópolis -Quarto Centenário -Quitandinha -Ramilândia -Rondon -Salto do Lontra -Santa Cruz de Monte Castelo -Santa Izabel do Oeste -Santana do Itararé -Santa Tereza do Oeste -São Jorge do Patrocínio -São Miguel do Iguaçu -São José dos Pinhais -Teixeira Soares -Tomazina -Turvo -Umuarama -Vera Cruz do Oeste e Virmond -Antonio Olinto -Borrazópolis -Engenheiro Beltrão -Entre Rios do Oeste -Ibaiti -Ipiranga -Lunardelli -Nova Tebas -Perobal -Planaltina do Paraná -Renascença -Reserva -São Jorge do Ivaí -São Pedro do Iguaçu -São Tomé -Sapopema e Verê.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]