• Carregando...

A capital paulista deve enfrentar nesta sexta-feira(15) novamente problemas por causa da forte chuva. Na quinta-feira foram registrados 80 pontos de alagamentos (40 intransitáveis), fechamento do Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, por cerca de uma hora (para pousos e decolagens), e interdições parciais de ruas provocadas pela queda de 14 árvores.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é a de que esses temporais voltem a ocorrer, sempre no meio da tarde, até pelo menos terça-feira (19). "Até lá, isso não deve mudar muito. Deve ficar abafado com temperatura de 31° graus Celsius [ºC] a 33°C, durante o dia, e em torno de 21°C na madrugada.O calor de verão permanece com forte umidade", explica o meteorologista Marcelo Schneider. Ele alerta que há expectativa de chuva com potencial de alagamento e chance de granizo novamente como houve ontem em algumas regiões.

De acordo com Schneider, ontem foi o dia mais quente do ano, chegando aos 33,3°C, desde o dia 5 de janeiro quando as temperaturas chegaram a 32,7°C. "Com esse calor todo mais a umidade do ar, é normal que ocorram os temporais. Isso é típico das época. Em algumas áreas chove mais em outras, menos. Ontem a chuva se cumulou mais na zona oeste". De acordo com a medição feita em uma das bases do Inmet, em Barueri, próxima à zona este, o volume pluviométrico chegou a 76 milímetros (mm). O volume médio por mês chega a 230 mm.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou que a chuva de ontem foi causada pela junção do forte calor e a entrada de uma brisa marítima. Esses dois fatores reunidos normalmente resultam em chuvas de verão. Segundo o CGE, a chuva começou na zona leste com índices pluviométricos de 26,6 mm no bairro de Itaquera, o que equivale a 12% da média prevista para o mês.

A região mais atingida foi a zona oeste, com 73,6 mm, que equivale a 34% da média para o mês. O bairro Pinheiros registrou o maior índice pluviométrico com 100 mm, quase a metade (46%) do previsto para fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]