i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Porte de armas, aborto e outros temas

Maia “trava” pauta conservadora e deputados criticam interferência do presidente da Câmara

  • Por Gabriel Rodrigo Sestrem
  • 21/10/2020 20:45
Maia “trava” pauta conservadora e deputados criticam interferência do presidente da Câmara
De acordo com deputados governistas, Rodrigo Maia bloqueia projetos de lei de interesse de grande parte dos apoiadores do governo| Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Perto de encerrar o segundo ano do mandato de Jair Bolsonaro (sem partido) na Presidência da República, pautas que foram temas frequentes na campanha eleitoral - e com grande aceitação entre os apoiadores do governo federal - não saíram do papel. Entre elas, flexibilização do porte de armas, ensino domiciliar (homeschooling), ações para impedir a doutrinação em sala de aula (Escola Sem Partido), medidas mais restritivas ao aborto, fim do foro privilegiado e prisão após condenação em segunda instância.

Apesar dos diversos projetos relacionados a esses temas em tramitação na Câmara dos Deputados, a expectativa de que essas matérias sejam votadas antes de fevereiro de 2021 - quando haverá eleição para escolha do novo presidente da casa legislativa - é baixa. O motivo, de acordo com deputados federais da base governista, é que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem criado empecilhos para colocar pautas conservadoras em votação.

Nas últimas semanas, sobretudo após a indicação de Kassio Nunes Marques para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), a insatisfação tomou conta de boa parte dos apoiadores do presidente da República. A designação de um ministro mais alinhado às pautas conservadoras era considerada por muitos deles como a decisão mais importante de Bolsonaro desde sua posse, em janeiro de 2019.

De acordo com fontes ouvidas pela Gazeta do Povo, devido a esse desgaste, cresceu a pressão sobre a base bolsonarista para a aprovação de pautas alinhadas ao conservadorismo. Mas, com as propostas legislativas “travadas” por Maia, deputados governistas admitem que as chances de votação são praticamente nulas.

“Há grandes dificuldades quanto à forma com que o Rodrigo Maia vem conduzindo as coisas. Ele está alinhado aos partidos de oposição ao governo e não coloca os parlamentares para trabalhar; segura medidas provisórias, permitindo que elas caduquem; não autoriza o retorno das atividades nas comissões – mais de 80% de todos os projetos de lei são conclusivos nas comissões. Ou seja, está tudo parado”, afirma Diego Garcia (Pode-PR), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família.

Garcia também destaca que o trabalho dos parlamentares de forma remota – uma realidade nas duas casas legislativas federais desde março – é outro obstáculo para que deputados governistas pressionem a presidência da Câmara. “Não tem ninguém em Brasília, está todo mundo fora, trabalhando de forma remota. Maia está num momento em que faz o que bem entende e vai continuar fazendo o jogo da oposição sem permitir que as matérias tenham andamento”, critica.

A deputada Caroline de Toni (PSL-SC), que também integra a base do governo, endossa a análise de Garcia, e destaca que a dificuldade em votar pautar conservadoras é permanente desde o início do mandato de Bolsonaro. “O Rodrigo Maia, infelizmente, não dá muito respaldo para as nossas pautas. Então, não temos expectativa nenhuma de aprovar matérias desse tipo até o final do ano. No ano que vem, com a eleição de um novo presidente, a gente acredita que possa ter andamento", avalia.

Superado “bloqueio”, pautas conservadoras terão possibilidades de êxito, afirma deputado

Apesar de cético quanto às possibilidades de sucesso de uma eventual “pressão” a Maia ainda neste ano, o deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) afirma que a nova base formada pelo governo federal na casa legislativa aumenta a possibilidade de aprovação das pautas conservadoras defendidas pelo governo.

“Ao contrário do que éramos antes, hoje sabemos quem são e quantos são os parlamentares que compõem a base do governo. Isso viabiliza que consigamos colocar em pauta algumas matérias com a garantia que vão ser aprovadas”, declara.

“É público que o Rodrigo Maia tem um compromisso com a esquerda. Se nós esperamos até agora - um ano e dez meses -, podemos esperar mais seis meses com a [possibilidade de] eleição de um novo presidente da Câmara, que seja alinhado ao presidente da República. Aí, sim, vamos conseguir pautar essas matérias de uma maneira mais tranquila”, observa o deputado.

Regimento interno da Câmara atrapalha andamento dos projetos, afirma Capitão Augusto

Capitão Augusto (PL-SP), líder da Frente Parlamentar da Segurança Pública na Câmara, afirma que aguarda o momento em que vai entrar em votação o Projeto de Lei 6.438/2019 - que trata da posse e do porte de armas para profissionais de segurança pública.

A matéria é resultado de uma divisão dos termos relacionados à flexibilização da posse e do porte de armas e faz parte de um acordo entre os congressistas que permitiu a votação do PL 3723/19, que regulamenta o porte de armas para caçadores, atiradores e colecionadores. De acordo com o deputado, há um compromisso por parte de Maia em pautar essa proposição com urgência. O PL, no entanto, foi apresentado no final de 2019 e ainda aguarda para entrar em votação no plenário.

Augusto, no entanto, avalia que o problema central em pautar matérias que enfrentam grande resistência no Congresso - como é o caso das pautas de segurança pública e da maioria das pautas conservadoras - é formato como a Câmara funciona. “Da forma como é, não adianta pautar matérias que enfrentam muita resistência. Os opositores vão usar o ‘kit obstrução’ e não vão deixar ir pra frente. Nosso sistema é arcaico”, opina.

O parlamentar salienta que também é preciso reformular o regimento interno da Câmara dos Deputados e com isso evitar manobras políticas capazes de bloquear o andamento das proposições legislativas. “Nosso regimento tem mais de 50 anos. É preciso respeitar as minorias, mas sempre deve prevalecer a vontade da maioria. Na Câmara acaba não acontecendo dessa forma”, avalia.

Nova presidência da Câmara

Ainda que a eleição para substituir Rodrigo Maia (DEM-RJ) esteja marcada apenas para fevereiro de 2021, já há articulações de bastidores por parte de diferentes grupos dentro da casa legislativa.

Existem três blocos informais na disputa pelo comando da Câmara: um deles é comandado pelo próprio Rodrigo Maia e abriga o DEM, o PSDB, o MDB, o Cidadania, a parte do PSL rompida com Bolsonaro e outros partidos menores. Uma segunda ala, chamada de "Centrão bolsonarista", é dirigida pelo deputado Arthur Lira (AL) e reúne partidos como Progressistas, PL, PSD e Republicanos. Já o terceiro bloco é formado pela oposição e reúne PT, PSB, PDT, PSOL, PC do B, PV e Rede, além de outros partidos que podem compor com a esquerda.

De acordo com Barros, o nome de Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão e aliado do presidente Jair Bolsonaro, é um dos mais cotados para ser apoiado pelo governo na eleição. Um segundo nome é o de Marcos Pereira (Republicanos-SP), atual 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, que também integra o Centrão.

Capitão Augusto também afirma que pretende concorrer à presidência da Câmara. Outros nomes também devem surgir até fevereiro.

A Gazeta do Povo entrou em contato o deputado Rodrigo Maia, mas não obteve retorno até o fechamento da reportagem.

39 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 39 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • F

    Fritzen

    ± 31 minutos

    Esse Maia é um estorvo!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elaine santos frança d'albuquerque teixe

    ± 2 horas

    Esta é a famosa história : "crie cobras e lhes comeram os olhos", os dois seres reforçadinhos de corpo, na verdade estão exercendo o poder que lhes deram e apoiaram no início do mandato do Presidente Bolsonaro, uma pena que tenham sido apoiados, agora o que nos resta como sempre é esperar que virem pó, ou não, na próxima eleição para presidência do congresso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 3 horas

    governo pela conveniência e interesse pessoal do ilustre Maia

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 5 horas

    Fica absolutamente claro que a maioria dos congressistas usam Maia e Alcolumbre como escudo, pois não desejam a pauta progressista mas não querem se indispor com a maioria do eleitorado. Nesta lista divulgada na matéria, faltou a carteirinha digital estudantil. Não aprovada de forma absurda por obra da UNE .Enquanto temos CPF, CNH e TE digital, os estudantes tem que portar uma "carteirinha plastificada". e todo este retrocesso devemos a esquerda que ainda impera no congresso brasileiro. Nas próximas eleições isto tem que mudar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Silva

    ± 5 horas

    Pautas inúteis dos raivosos enrustidos. País com 30 milhões de desempregados/informais deveria se preocupar com industrialização, emprego e desenvolvimento de regiões mais pobres. Tem que travar mesmo essas pautas inúteis. E o pior é ver que os políticos que pressionam por essas pautas só querem os votos dos bobinhos que as defendem, e consequentemente votam nessas raposas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 6 horas

    Esse Maia é um porco imundo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 5 horas

      Só seu mito é santo e imaculado limpinho

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 7 horas

    Como pode uma única pessoa ter tanto poder? O cara é ditador para travar pautas de interesse de milhões de brasileiros? Algo está errado, não Gazeta? Aliás a Cristina Graeml, já tratou deste assunto por aqui. É inconcebível que um cara só tenha tanto poder para segurar na gaveta projetos importantes para o bem do país. Qualquer projeto enviado a Câmara deveria ter um prazo para ser examinado. E quem devia decidir são os pares do Maia, representante do povo legitimamente eleitos, não?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 7 horas

    Como pode uma única pessoa ter tanto poder? O cara é ditador para travar pautas de interesse de milhões de brasileiros? Algo está errado, não Gazeta? Aliás a Cristina Graeml, já tratou deste assunto por aqui. É inconcebível que um cara só tenha tanto poder para segurar na gaveta projetos importantes para o bem do país. Qualquer projeto enviado a Câmara deveria ter um prazo para ser examinado. E quem devia decidir são os pares do Maia, representante do povo legitimamente eleitos, não?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 8 horas

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    emanoel domingues

    ± 8 horas

    A próximas eleições estão chegando!!! Os Botafogos, Batoréis e demais rabos presos com a corrupção colherão os frutos e verão os seus destinos traçados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 8 horas

    Se os presidentes da câmara e do senado têm um poder no mesmo nível que o do presidente da república, ou até maior, então a escolha destes presidentes tem que ser por eleição nacional, e não por indicação daquela turma de políticos de índole duvidosa ... míseros votos que o elegeram não deram a ele este poder todo ... a pauta tem que ser definida pela maioria dos parlamentares ou por votação pública

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    ± 9 horas

    Logo tudo destrava pois o mandato do sorridente está terminando e o mitológico presidente já encontra um de seu circo de amizades para suprir a cadeira da Câmara. Não demora muito e tudo será como "dantes na terra da família abrantes".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Z.

    ± 9 horas

    Maia segue o script do presidente traíra, dizem que vai ganhar um ministério ano que vem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jared280

    ± 9 horas

    Até que enfim Maia achou o timming. O restante do mundo está, nitidamente, dando uma guinada mais à esquerda, depois do FRACASSO RETUMBANTE dos diversos governos (acéfalos) de direita que golpearam ou ascenderam democraticamente ao poder. México, Argentina, Uruguai, Bolívia e, tudo indica, EUA estão tornando a normalidade institucional e democrática. Se Maia persistir em fomentar pautas buhas reacionárias, acentuará ainda mais o isolamento brasileiro no cenário mundial. O Congresso dá as cartas numa democracia. Bola dentro R. Maia!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Marcelo

      ± 7 horas

      Então sigamos nessa guinada, para aqui replicar o SUCESSO RETUMBANTE dos governos de esquerda. Sigamos o exemplo de .... (hmm, peraí, esse deu errado), ou então... (vixi, esse também deu ruim), e tem aquele outro... (uau! não estou lembrando direito).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      NH4NO3

      ± 7 horas

      Direita fiasco. Vivem de mentiras e ilusões.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana Luiza

    ± 9 horas

    Continue assim, Maia. Desse jeito reelege o Bolsonaro até quando puder... vocês são a maior força do presidente, apesar de todos os erros do governo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Pedro Silva

      ± 5 horas

      Se não der certo o Renda Cidadã. pode esperar que a militância da rachadinha não vai mais ter representante no executivo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    antonio sergio ferreira baptista

    ± 9 horas

    Maia é um câncer que se instalou no legislativo e destroi tudo o que toca.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jared280

      ± 9 horas

      Câncer é o reacionarismo de direita. Fato!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCIELY

    ± 10 horas

    Maia acha que é dono da Câmara e do Brasil

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 11 horas

    MAIA e DEM são o atraso escancarado. #naovotenodem

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FABIO MAC

    ± 11 horas

    Adianta muito mudar os presidentes da republica enquanto permanecem os mesmos no congresso ? vivemos ainda nas capitanias hereditarias

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    ± 12 horas

    Colocamos um moleque na Câmara e essa na Presidência. Mal preparado, imaturo, corrupto, criado debaixo das “saias” do pai, Cesar Maia, esse um comunista de carteirinha do antigo PCB. Frutos únicos e exclusivos do povo do Rio de Janeiro que vem sendo massacrado há anos por suas más escolhas políticas, onde inclusive a instrução foi substituída por decreto, por Cesar Maia enquanto Prefeito, à aprovação automática dos alunos. Essa irresponsável atitude legada do patrono da “educação” da esquerda Paulo Freire, cópia do fez em São Paulo, cuja prioridade era a crítica política e não a instrução; outro louco, alienado, antítese da instrução! Pobre Cidade, pobre País!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    7 Respostas
    • M

      Marco Polo

      ± 4 horas

      Exato, prezado Nm. Atualmente temos 3 obstáculos absolutamente comprovados que se encontram comprometidos com a corrupção dos poderosos e as pautas da esquerda (um sempre reforça o outro), que são o STF, O Congresso e o Senado. Como sabemos, fruto do aparelhamento ao longo de anos, permitido após a abertura do regime, quando voltaram os marginais exilados devido a Lei da Anistia e a eleição do corrompido comunista FHC. No entanto, no momento, só parece viável a opção de substituirmos, paulatinamente e também com o tempo, nossos eleitos por outros mais qualificados. Necessitamos, para isso creio, de prover instrução com um mínimo de qualidade à maior quantidade possível de menores carentes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Nm

      ± 4 horas

      Marco Polo: exatamente então como mudar alguma coisa sem o Congresso Nacional? qual o presidente que consegue governar com essa bando de ***?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marco Polo

      ± 10 horas

      Nm: Prezado, os AIs, são previstos em Constituição, e devem ser decretados em casos de extremos, como foi o da contra-revolução para exterminar os atentados à bomba, granadas e sabotagens que vinham dizimando parte de nosso povo e expectativa de liberdade. No momento, existem outros processos que podem ser utilizados para irmos retirando as ervas daninhas que aparelharam o Estado Brasileiro. Mas todas elas passam pelo povo nas ruas, numa postura incondicional contra o status quo e favoráveis às mudanças reclamadas por nós, motivo pelo qual elegemos Bolsonaro. Temos ainda muito asfalto para percorrer!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Nm

      ± 11 horas

      Marco Polo em que pais voce vive? veja a história do congresso nacional. Há alguma forma de fazer qualquer coisa sem passar pelo poder Legislativo? eu vejo só uma UM AI 5...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      ED-84

      ± 11 horas

      Marco Polo, perfeitos os seus comentários.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marco Polo

      ± 12 horas

      Marçal: Sim, brasileiro honesto e patriota, com 28 anos num local cheio de cobras, atualmente apoiado pela imensa maioria de profissionais da área de produção, que também se esforçam para e pelo bem da sociedade, faz toda a diferença. Daí porque os adultos infantilizados, alienados e corruptos, tentam de tudo para voltar à corrupção, ineficiência e anti-desenvolvimento promovido pelos governantes anteriores.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marçal

      ± 12 horas

      Preparado mesmo p suas atribuições é o nosso presidente....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marçal

    ± 12 horas

    Um raciocínio que não acompanho é ser “a favor da vida” e “a favor das armas”. Esta não é a base de um Conservadorismo com visão Humanista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      Jared280

      ± 9 horas

      Tu disseste a frase mais sensata do dia de hoje.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marco Polo

      ± 12 horas

      Prezado Marçal, é necessário que os alienados e/ou ignorantes, distorçam o que, quem não é, fala. Essa é a tônica da esquerda, inventar e/ou distorcer historinha para seus seguidores desajustados. Quem frequentou universidade pública em cursos de área não Humanas, conhece bem esse tipo de raciocínio limitado que, como não poderia deixar de ser, agrega todos aficionados de esquerda. A cantilena deles é tanta, durante tanto tempo, que cada vez mais ninguém os ouve, a não ser seus membros mais inescrupulosos e/ou alienados.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LEONARDO RIBAS GOMES

    ± 12 horas

    O Brasil é um estado laico. Precisamos de uma vez tirar a igreja das decisões de governo. Não precisamos de um ministro "terrivelmente evangelico", não precisamos armar mais as pessoas. A "pauta conservadora" é na verdade a pauta da igreja católica, querendo controlar a vida de todos. Controlem a vida de quem quer, quem não acredita nesse amigo imagina'rio de vcs, deixem em paz.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Marcelo

      ± 11 horas

      Seu argumento procura dar um verniz bonito (separação de igreja e estado) para defender pontos que não tem qquer conotação, como barrar porte armas e prisão em segunda instância. Se a maioria da população, através de seus representantes, acharem por bem que a lei seja de uma forma, qual o problema? Não é pra isso que serve o Congresso? Em tempo, estado laico e laicismo são coisas distintas. A maioria esmagadora dos cristãos defende a separação. Já vc não permitir que haja qquer expressão de conceitos e valores que tem pano de fundo religioso é algo muito pouco razoável.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      WMVIEIRA

      ± 12 horas

      Anti cristão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro tenvia

    ± 14 horas

    Se no lugar de Câmara se dissesse Senado e trocasse Maia por Alcolumbre, a conversa será mesma, portanto é urgente trocar estes dois leitões, ficando esperto pois vão manobrar para permanecer nem que precisem se valer de uma ajuda dos "amigos" do STF.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]