• Carregando...
O equipamento começará a operar na região definitivamente a partir do primeiro semestre de 2010 | Christian Rizzi - Gazeta do Povo
O equipamento começará a operar na região definitivamente a partir do primeiro semestre de 2010| Foto: Christian Rizzi - Gazeta do Povo

Veja como participar

A Gazeta do Povo vai ajudar a esclarecer as principais dúvidas dos leitores sobre a gripe A H1N1. Clique aqui para mandar a sua pergunta. As questões selecionadas serão respondidas por especialistas e publicadas na versão impressa e on-line do jornal.

  • O projeto da PF prevê a criação de quatro bases, três já definidas - Foz do Iguaçu, Brasília e na Amazônia
  • O projeto da PF prevê a criação de quatro bases, três já definidas - Foz do Iguaçu, Brasília e na Amazônia

A Polícia Federal (PF) testou, nesta segunda-feira (27), em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do estado, o veículo aéreo não-tripulado (VANT), que vai monitorar a fronteira do Brasil com a Argentina e Paraguai. A aeronave auxiliará a polícia no combate ao tráfico de drogas, armas e pessoas, ao contrabando e crimes ambientais. O ministro da Justiça, Tarso Genro, que participou do teste, disse que o equipamento começará a operar na região definitivamente a partir do primeiro semestre de 2010.

A aeronave é controlada à distância e tem autonomia de 37 horas de voo. O equipamento pode fotografar ou filmar com nitidez pessoas ou objetos no solo, mesmo estando a uma altura de 10 quilômetros. O projeto da PF prevê a criação de quatro bases, três já definidas - Foz do Iguaçu, Brasília e na Amazônia.

Haverá ainda uma quarta base ainda não definida para a cobertura do litoral, no chamado quadrilátero da maconha e nas favelas do Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo serão 14 aeronaves. O investimento feito em cada uma delas é de, aproximadamente, R$ 8 milhões.

Esse é o segundo grande investimento governamental na fronteira do Paraná com Paraguai e Argentina. Neste mês, também começou a operar na região a Força Alfa, uma tropa de elite destinada a patrulhar a área do Lago de Itaipu. As informações colhidas pelo avião poderão ser repassadas tanto à polícia paraguaia como à Força Alfa.

"Temos num curto espaço de tempo imagens georeferenciadas. O Sistema Vant conta com um radar meteorológico que nos permite dizer onde a aeronave pode ir. O aparelho pode atuar com um plano de vôo pré-traçado e em seu trajeto podem ser estabelecidas varias funções. É uma ferramenta capaz de rastrear uma grande área e é eficiente no combate a crimes ambientais", explicou o responsável pela área de inteligência da Polícia Federal em Brasília, Alessandro Moretti, segundo a Agência Estadual de Notícias, órgão responsável pela divulgação das informações oficiais do governo do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]