• Carregando...
Quiosques da Praia Central de Guaratuba não têm autorização para funcionar | Carlos Ohara/Gazeta do Povo
Quiosques da Praia Central de Guaratuba não têm autorização para funcionar| Foto: Carlos Ohara/Gazeta do Povo

Dois pingüins vivos e uma tartaruga marinha morta foram encontrados nas praias paranaenses durante o feriado de Sete de Setembro. Os pingüins foram recolhidos por soldados do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental e encaminhados para o Centro de Estudo do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Pontal do Paraná. Eles ficarão sob observação. A tartaruga marinha foi devolvida ao mar por um banhista, já que nenhum órgão se dispôs a recolher o animal.

O primeiro pingüim apareceu na praia do balneário Gaivotas, em Matinhos, na tarde de sexta-feira (7), e foi recolhido após vários telefonemas de pessoas que estavam na praia. O animal foi levado até a sede do pelotão do Corpo de Bombeiros. A tartaruga, de 1,20 metro de comprimento, foi encontrada na tarde de sábado (8), no balneário Praia Grande, também em Matinhos.

Banhistas ligaram para os bombeiros, mas foram informados que a remoção deveria ser realizada pela prefeitura. Apesar de várias tentativas, o telefone da garagem da prefeitura (apontado como o setor responsável pelo recolhimento) não foi atendido. Também foi tentado contato com o CEM e com a Polícia Ambiental. No CEM, a informação foi que a técnica responsável não estava. Já o policial informou que não havia viatura disponível. A tartaruga ficou na areia até as 23h15, quando um banhista cortou o animal com uma faca de pesca e empurrou o corpo para o mar.

Na tarde de domingo (9), na areia do balneário Jamail-Mar, também em Matinhos, foi encontrado o segundo pingüim. Os veranistas também acionaram os bombeiros, mas foram informados que não havia viatura disponível. No início da noite, policiais da Força Verde realizaram o resgate do animal e o animal só foi encaminharam para o CEM na manhã de segunda-feira (10).

A reportagem tentou contato com o CEM, mas não houve retorno. Por e-mail, a assessoria de imprensa da UFPR enviou um documento sobre o Proamar (Projeto de Reabilitação de Aves Mamíferos e Répteis Marinhos). No documento é assinalado que "o atendimento dos animais debilitados é realizado pela equipe deste projeto que é formada exclusivamente por voluntários. O tratamento, a alimentação e a soltura acontecem graças a contribuições de dezenas de anônimos e ao esforço de simpatizantes, além do apoio da direção do Centro de Estudos do Mar, que oferece a estrutura básica necessária para os atendimentos."

O pesquisador Eduardo Tadashi, do projeto Tartaruga Matinha (Tamar), disse que todas as tartarugas-marinhas, vivas ou mortas, devem ser recolhidas. Com base nas fotos enviadas, o pesquisador disse que a tartaruga é da espécie Caretta Caretta, conhecida como tartaruga-cabeçuda, que está em extinção. Os pingüins são da espécie Spheniscus magellanicus, conhecidos como Pingüins de Magalhães. Segundo pesquisadores, eles aparecem na costa brasileira quando migram para fugir do frio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]