• Carregando...

A Polícia Ambiental de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) investigam pontos de poluição em um córrego que deságua no Rio Tibagi, nas proximidades do Aeroporto Santana. Moradores acusam a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) de despejar esgoto sem tratamento das águas do córrego. Amostras foram coletadas e o resultado deve sair em 10 dias. A Estação de Tratamento Santa Bárbara está sendo instalada próximo ao ponto fiscalizado.

Uma equipe da Polícia Ambiental e um técnico do IAP foram deslocados para investigar as denúncias. Segundo os reclamantes, há cerca de três meses a água tem um forte mau cheiro. Amostras coletadas em três pontos do córrego que desemboca no Tibagi e outras do próprio Tibagi foram enviadas para análise. Segundo o tenente da Polícia Ambiental, Henrique de Sá Ribas, o laudo com o resultado das análises deve ficar pronto entre 10 e 20 dias.

O tenente explica que, por enquanto, embora haja indício de poluição no córrego, não é possível afirmar que a água esteja contaminada e nem que a Sanepar seja a responsável. Ele frisa que existe uma Estação de Tratamento próximo ao ponto fiscalizado e que as denúncias apontam para a empresa, mas apenas depois de ter o laudo em mãos a Polícia Ambiental vai buscar os responsáveis e tomar as providências legais. "Somente com a análise é que saberemos se foi a Sanepar ou um morador".

Caso os responsáveis sejam identificados, eles vão responder por lançamento irregular de efluentes líquidos sem tratamento no rio. A Polícia Ambiental deve enviar um documento à Promotoria Pública do Meio Ambiente informando a situação e cabe ao IAP multar os responsáveis. A multa tem valores que variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, de acordo com a gravidade.

Sanepar

Em nota a Sanepar informou que a Estação de Esgoto Santa Bárbara está em fase de pré-operação e que as ligações de esgoto para esta Estação estão sendo liberadas gradativamente. O comunicado ainda diz que a Sanepar monitora a qualidade do efluente e que todas as adequações necessárias serão implantadas antes da operação efetiva da estação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]