• Carregando...
PF alerta para risco de invasão de câmeras de segurança domésticas, inclusive de babás eletrônicas
PF alerta para risco de invasão de câmeras de segurança domésticas, inclusive de babás eletrônicas| Foto: Reprodução banner PF

A Polícia Federal investiga uma onda de invasões de câmeras de segurança domésticas, incluindo babás eletrônicas, para roubo de imagens íntimas, especialmente de crianças.

Comunicado divulgado no site da PF sugere que possa haver falhas de segurança na ferramenta que possibilita acesso externo às imagens captadas por dispositivos instalados dentro de casa.

"É importante verificar as credenciais de acesso da câmera, trocar a senha e verificar se existem outros usuários configurados. Muitas câmeras possuem usuários de manutenção que podem ser acessados por invasores sem o conhecimento do usuário", diz o alerta.

A PF explica que os próprios donos dos equipamentos costumam configurar as câmeras domésticas para que elas sejam vistas de fora de casa. Como esse tipo de configuração pode expor a câmera e a intimidade das famílias para invasores recomenda-se desabilitar a função conhecida por “dmz” ou redirecionamento de portas, caso ela não seja necessária nesse momento.

"Ficar em casa, para quem pode, é importante, mas tem que ficar em segurança", disse o ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro nesta quinta-feira (2) ao compartilhar o alerta da PF no twitter.

Outra recomendação é consultar, junto ao fabricante das câmeras, se há alguma atualização a ser feita para corrigir eventuais falhas de segurança ou buscar orientação com um técnico de confiança. Caso isso seja impossível e não haja necessidade do uso das câmeras durante a quarentena a orientação é para desligar temporariamente os equipamentos.

Mais informações podem ser consultada no site da Polícia Federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]