• Carregando...

A Delegacia Fazendária (DELFAZ) instaurou procedimento para investigar a venda ilegal de apartamentos por moradores da Grota, no Complexo do Alemão, como denunciou o Jornal Nacional, da TV Globo. Os imóveis foram construídos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com recursos do Ministério das Cidades e doados pelo governo aos moradores da comunidade. Segundo o delegado Ângelo Ribeiro de Almeida, titular da especializada, o presidente da Associação de Moradores da Grota, Wagner Bororó, que também é candidato a vereador pelo PSB, vai ser intimado a prestar esclarecimentos sobre o seu envolvimento no esquema. Todos os moradores da comunidade da Grota que estão oferecendo seus apartamentos para a venda também intimados pela polícia.

Na denúncia, moradores de áreas de risco que receberam os imóveis por meio de doação estão negociando unidades a preços que variam de R$ 50 mil a R$ 65 mil. Como o negócio é irregular e não há como obter um documento de compra e venda, a Associação de Moradores da Grota vem atuando como uma espécie de cartório clandestino.

Os 920 apartamentos do Residencial Jardim das Acácias foram construídos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no conjunto de favelas. Cada unidade tem 42 metros quadrados, divididos entre dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda. Com uma câmera escondida, a equipe da TV Globo flagrou o presidente da associação de moradores Wagner Bororó, que é também candidato a vereador pelo PSB, oferecendo seu testemunho como garantia para a transação.

Procurado depois por uma equipe de reportagem, Bororó negou a prática, mas, momentos depois, reconheceu que a associação age como uma espécie de cartório, mas disse desconhecer que a atuação é irregular.

Como os imóveis foram doados às famílias, os moradores só receberão a escritura definitiva em 2015. Enquanto isso, eles possuem apenas a posse provisória e se comprometeram por contrato a não transferir, alugar ou ceder o apartamento, mesmo para herdeiros. O governo do estado é responsável por fiscalizar o uso dos apartamentos e se o documento está sendo respeitado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]