• Carregando...

A prefeitura e a polícia de Guarulhos, na Grande São Paulo, investigam o desaparecimento de animais do zoológico da cidade. A suspeita é de que uma quadrilha de tráfico de animais esteja agindo no local. Já foram levados papagaios, araras, tucanos e curiós.

Os animais vêm desaparecendo desde 2005, mas apenas no dia 30 de junho, cinco anos depois, a polícia começou uma investigação. Conforme os bichos eram roubados, o zoológico registrava boletins de ocorrência.

Nesse período, mais de 100 animais de várias espécies foram furtados. As aves e os jabutis são os mais visados. O último furto, que foi também o mais grave, ocorreu na noite de 26 de junho. Duas araras azuis, aves ameaçadas de extinção, sumiram de onde estavam. O espaço é todo isolado e tem apenas uma porta externa por onde os bandidos entraram.

O secretário de Meio Ambiente de Guarulhos acha que os ladrões fazem parte de uma quadrilha especializada. As araras azuis são vendidas no exterior por até R$ 10 mil. "São pessoas que conhecem como fazer a captura, como fazer a sedação desses animais, porque ele não consegue pegar esses animais e colocar debaixo do braço, tem que ser preparado até pra não ficar se debatendo. Com certeza é gente envolvida em tráfico de animais", explicou Alexandre Kise.

Percorrendo o zoológico, é possível notar a falta de segurança. Nos fundos, o muro é baixo e em alguns pontos não há proteção. O repórter cinematográfico Luciano Matioli encontrou uma trilha e buracos no muro, como se fossem degraus de uma escada. Ele também flagrou lixo e um sofá jogado na mata, dentro da área do zoológico.

Uma base da Guarda Civil Municipal existe dentro do zoológico, mas são apenas dois guardas por turno para cuidar dos 70 mil metros quadrados.

"Temos elaborado vários sistemas de segurança, o aumento da altura do muro, a questão de cercas dentro do muro, recentemente nós adquirimos equipamentos de vigilância via computador e agora a guarda municipal está situada aqui dentro. Então o sistema de vigilância é o básico, só que infelizmente essas quadrilhas têm conseguido ter sucesso", explicou o secretário de meio ambiente.

Além dos furtos, o zoológico perdeu animais por outras causas. Neste ano morreram três iguanas e quatro filhotes de leoa maia no local. A veterinária responsável diz que as iguanas já chegaram debilitadas e que a leoa teve problemas na gestação.

Em nota, a Guarda Civil Municipal explicou que faz o patrulhamento no zoológico 24 horas por dia. São oito guardas divididos em turnos, que ficam na portaria e fazem rondas ao redor do parque. A Guarda Ambiental também faz ronda no local. Existe uma previsão de aumento no número de funcionários durante a noite, mas isso ainda depende de contratação.

O zoológico de Guarulhos fica na Avenida Dona Glória Pagnoncelli, 244. Ele abre de terça a domingo, das 9h às 17h.

Presos com animais

Nesta sexta-feira (9), cinco pessoas foram presas em uma feira do rolo em Guarulhos por vender animais silvestres. Cerca de 30 gaiolas com vários tipos de pássaros foram apreendidas e levadas para a delegacia. A polícia vai investigar se os dois crimes têm alguma relação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]