• Carregando...

Os agentes da Polícia Federal podem entrar em greve por tempo indeterminado. Haverá nesta quinta-feira (24), a partir das 17 horas, uma nova rodada de negociações em Brasília. A categoria já adiantou que há risco de os policiais estenderem a paralisação, dependendo do resultado do encontro. "Se não houver acerto, é muito provável decretarmos uma greve por tempo indeterminado. É muito difícil segurar uma categoria indignada", afirma o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Paraná (Sinpef/PR), Silvio Jardim. Participam do encontro representantes da PF e dos ministérios da Justiça e do Planejamento.

Na quarta-feira, os cerca de 600 agentes que atuam nas sete delegacias da Polícia Federal (PF) no Paraná entraram no segundo dia da paralisação nacional de 72 horas. A categoria reivindica o pagamento de reajuste de salário prometido pelo governo. As atividades de responsabilidade da PF ainda ficam suspensas durante toda a quinta-feira (24), com exceção de casos de emergência.

O governo federal fez um acerto em 2006, no qual os salários deveriam ser reajustados em dois pagamentos, um de imediato e outro em janeiro de 2007. "Isso não aconteceu e agora eles querem pagar uma parcela em 2008 e outra em 2009. Quando chegar em 2009 a gente vai estar reivindicando um reajuste de 2006, 2007, isso é um absurdo", protesta Jardim.

Atendimento

A direção do sindicato garante que quem precisar de um passaporte com urgência não vai deixar de ser atendido. "Basta explicar a situação e se for o caso não vai deixar de viajar", explica Jardim. Uma média de 150 a 200 passaportes são emitidos por dia somente em Curitiba. No primeiro dia de paralisação, foram confeccionados cerca de dez passaportes para casos de emergência na capital. "Quem tinha agendado para retirar o passaporte também pôde retirar", complementa o presidente do Sinpef/PR.

Em Curitiba, os policiais federais estão reunidos na Rua Dr. Faivre (onde são emitidos os passaportes), no Centro de Curitiba. Os demais agentes do interior do estado estão concentrados em cada uma das delegacias em que atuam, localizadas em Foz do Iguaçu, Cascavel e Guaíra (Oeste), Londrina (Norte), Maringá (Noroeste), Guarapuava (Centro) e Paranaguá (Litoral).

Nos aeroportos, o efetivo está reduzido. Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde há maior fluxo de passageiros para vôos internacionais, a operação padrão nos aeroportos deve provocar longas filas de embarque. No Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, não houve formação de filas maiores que em dias normais, segundo informações da assessoria de imprensa da Infraero.

Parte dos profissionais que trabalha nas grandes operações da PF, como a Operação Navalha, deve manter as atividades. Em todo o Brasil, são cerca de 12 mil policiais federais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]