• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo/Arquivo

A população do Paraná cresceu 6,9% em cinco anos. Segundo a estimativa populacional, publicada nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Diário Oficial da União, o estado é o sexto mais populoso do Brasil com 11,1 milhões de moradores, 5,5% da população brasileira. No Censo de 2010, o estado já ocupava a mesma posição e tinha 10,4 milhões de habitantes.

Regiões metropolitanas

Considerando a composição das regiões metropolitanas , a de São Paulo é a mais populosa, com 21,1 milhões de habitantes, seguida da RM do Rio de Janeiro (12,3 milhões de habitantes), da RM de Belo Horizonte (5,8 milhões de habitantes), da RM de Porto Alegre (4,3 milhões de habitantes) e da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno (4,2 milhões de habitantes).

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) é a nona mais populosa com 3,5 milhões de pessoas. A Região Metropolitana de Londrina é a 26.ª, com um pouco mais de 1 milhão de moradores. Ao todo, as 26 regiões metropolitanas com população superior a 1 milhão de habitantes somam 93,2 milhões de habitantes, representando 45,6% da população total.

O crescimento estadual é um pouco abaixo da média nacional, que foi de 7,1% no mesmo período – passando de 190,7 milhões para 204,4 milhões de habitantes. O levantamento do IBGE estima a população dos 5.570 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2015.

Entre cidades mais populosas, São José dos Pinhais foi a que mais cresceu

+ a lista de municípios mais populosos do Paraná

+ 36 cidades do estado tiveram crescimento populacional acima de 10%

+ estimativa de população de cada um dos 399 municípios

Para o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Julio Suzuki, o crescimento estadual era esperado, pois o Paraná está em um processo de consolidação demográfica. “O fluxo migratório no estado não é mais tão intenso, o que leva a um crescimento populacional médio de 0,8% ao ano. A tendência é que dentro de alguns anos o crescimento entre em estagnação e depois, pelas décadas de 2030 e 2040, seja registrado redução do número de habitantes”, afirma.

Brasil tem mais de 204 milhões de habitantes, estima IBGE

Confira as estimativas populacionais em cada estado e capital do Brasil.

Leia a matéria completa

Segundo Suzuki, o principal fator para esse fenômeno é o gradual envelhecimento da população. “A tendência é que a população passe a ser mais velha e em menor número”, completa. Segundo projeções do IBGE, a população idosa no Paraná deve corresponder a quase 14% do total – atualmente corresponde a 7,9%.

Nenhuma cidade do PR perderá repasses do FPM

Sete muncípios deverão ter aumento no valor do recurso devido ao aumento populacional registrado pelo IBGE.

Leia a matéria completa

Mais populosa

A cidade mais populosa do Paraná continua sendo Curitiba com 1,8 milhão de moradores. A capital do estado registrou um crescimento populacional de 7%, comparada com o Censo de 2010 e segue no posto de 8.ª cidade com mais habitantes no Brasil. Sukuzi ressalta que o município também tende a registrar uma queda populacional nos próximos anos. “As razões são as mesmas. Há fluxo migratório menos intenso e o envelhecimento da população”, diz o diretor-presidente do Ipardes.

Em todo o território nacional, o município de São Paulo continua sendo o mais populoso, com 12 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,5 milhões), Salvador (2,9 milhões) e Brasília (2,9 milhões). Dezessete municípios brasileiros possuem mais de um milhão de habitantes, somando 44,9 milhões de habitantes ou 22% da população total do Brasil.

Menos populosos

Serra da Saudade (MG) é o município brasileiro de menor população, estimada em 818 habitantes em 2015, seguido de Borá (SP), com 836 habitantes e Araguainha (MT) com 976 habitantes. Esses três municípios são os únicos no país com menos de mil habitantes em 01/07/2015. A população dos 18 municípios menos populosos (com menos de 1.500 habitantes) soma 22.281 habitantes, representando aproximadamente 0,01% da população total do Brasil. Jardim Olinda, do Paraná, a 14.ª cidade menos habitada do país, com 1,4 mil moradores.

No ranking dos estados, São Paulo é mais populoso com 44,4 milhões de habitantes, concentra 21,7% da população total do país. O estado de Roraima é o menos populoso, com 505,7 mil habitantes (0,2% da população total), seguido do Amapá, com 766,7 mil habitantes (0,4%) e do Acre, com 803,5 mil habitantes (0,4%).

Concentração

A distribuição da população brasileira em seus 5.570 municípios mostra uma alta concentração em grandes centros urbanos. Os 41 municípios com mais de 500 mil habitantes concentram 29,9% da população do Brasil (61,2 milhões de habitantes) e mais da metade da população brasileira (56% ou 114,6 milhões de habitantes) vive em apenas 304 municípios (que representa 5,5% do total), que são aqueles com mais de 100 mil habitantes. Por outro lado, apenas 6,3% da população (1,4 milhão) reside em 2.451 municípios brasileiros (44% dos municípios) com até 10 mil habitantes.

Confira a lista de municípios mais populosos do Paraná na estimativa de 2015

67 municípios do PR perderam população nos últimos cinco anos

Quase 17% das cidades do Paraná perderam moradores nos últimos cinco anos. No total, 67 munícipios tiveram variação populacional negativa comparando as estimativas populacionais de 2015 com o Censo de 2010. A cidade que, proporcionalmente, registrou o maior déficit habitacional foi Altamira do Paraná, com variação negativa de 22%. Há cinco anos, a cidade tinha 4,3 mil moradores e passou neste ano para 3,3 mil.

A cidade de Nova Cantu foi a segunda que mais perdeu moradores, com variação negativa de 10%, passando de 7,4 mil moradores para 6,6 mil.

Para o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Julio Suzuki, essa queda populacional pode ser preocupante. Isso porque há uma tendência de que com menos moradores, a economia também seja afetada. “Há esse círculo vicioso que pode provocar um desestímulo econômico que, por sua vez, pode expulsar mais pessoas das cidades”, ressalta.

36 cidades do estado tiveram crescimento populacional acima de 10%

Em relação aos dados do Censo 2010, apenas 36 das 399 cidades do Paraná, o que representa 9% do total de municípios, registraram um crescimento populacional acima de 10%. Na liderança e em larga vantagem em relação aos outros municípios aparece Tunas do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

A cidade teve um aumento populacional de 21% nesses últimos cinco anos – passando de 6,2 mil habitantes para 7,5 mil. Pontal do Paraná, no Litoral, é a segunda que mais cresceu – 16%. A cidade tinha 20,9 mil moradores em 2010 e passou para 24,3 mil.

Outras seis cidades (Mauá da Serra, Itaipulândia, Cafelândia, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais e Carambeí) cresceram 13% no período.

Confira os municípios que tiveram o maior avanço populacional de 2010 a 2015:

Confira a estimativa de população de cada um dos 399 municípios do estado:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]