• Carregando...
 | Diego Pisante / /Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Diego Pisante / /Gazeta do Povo/Arquivo

Ao contrário de outros feriados, religiosos ou não, nem sempre a Páscoa cai na mesma data, embora sempre seja comemorada sempre em um domingo. Você sabe por que isso acontece?

A Páscoa cristã, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, tem ligação com a Páscoa judaica, chamada de Pessach, que comemora a libertação dos escravos hebreus no Egito. Junto de Moisés, eles teriam seguido à Terra Prometida. Em hebraico, pessach significa “passagem”.

Abre e fecha: confira horários de bancos, shoppings e serviços públicos em Curitiba no carnaval

Leia a matéria completa

Segundo o padre Jaime Sánchez Bosch, da Faculdade Claretiana de Teologia, de Curitiba, o início das celebrações da Páscoa judaica ocorre com a primeira lua cheia após o início da primavera no Hemisfério Norte, que se dá em 21 de março, independentemente do dia da semana. Já a Páscoa cristã é comemorada no primeiro domingo de lua cheia após o equinócio de primavera.

Saiba o porquê de fevereiro ter um dia a mais em 2016

Leia a matéria completa

De acordo com a Bíblia, durante a Santa Ceia, Jesus celebrava o início da Páscoa dos judeus. A reunião de Cristo com os apóstolos seria, portanto, um seder, tradicional jantar realizado na primeira noite do Pessach, e teria caído em uma quinta-feira. No dia seguinte, a chamada Sexta-feira da Paixão, Jesus foi crucificado, ressuscitando no domingo – dia em que se comemora a Páscoa cristã.

Embora seja raro, é possível que Páscoa judaica e Páscoa cristã caiam na mesma data.

E o carnaval?

É a Páscoa que determina em que dia ocorre o carnaval. Assim, a data da festa também muda todo ano.

O padre Bosch conta que, na tradição cristã, a Páscoa, uma data festiva, deve ser precedida por 40 dias de penitência, a chamada Quaresma. Nesse período, prazeres, como a dança e o consumo de carne, são proibidos. Nas culturas cristãs, o carnaval seria, então, uma espécie de “despedida” antes do início dos sacrifícios da Quaresma, que se inicia na Quarta-feira de Cinzas e tem como data final o Domingo de Ramos, uma semana antes da celebração da Páscoa.

Colaborou: Mariana Balan

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]