i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Críticas da esquerda

Por que a resistência ao termo ideologia de gênero não se justifica

  • PorGabriel de Arruda Castro, especial para a Gazeta do Povo
  • 21/09/2020 20:30
Ideologia de gênero: entenda a discussão sobre o termo
Ideologia de gênero: entenda a discussão sobre o termo| Foto: Bigstock

Um dos sentidos atribuídos pelo dicionário Michaelis ao vocábulo “ideologia” é este: “Maneira de pensar que caracteriza um indivíduo ou um grupo de pessoas, um governo, um partido etc”. Não necessariamente, portanto, a palavra tem conotação pejorativa. Mas, nos círculos de "progressistas" (permissivos nos costumes), o termo ideologia de gênero – usado para se referir às teorias que envolvem a chamada “identidade de gênero” – é recebido como um ataque. A expressão não deve ser usada, eles dizem, porque é “não-científica” e preconceituosa.

Um exemplo de muitos: Rogério Diniz Junqueira, doutor em Sociologia e pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), diz que a expressão “ideologia de gênero” é “uma invenção vaticana, urdida para acender uma controvérsia antifeminista e, assim, animar e orientar em termos discursivos e político-ideológicos uma reação ultraconservadora e antidemocrática, antagônica aos direitos humanos e, sobretudo, adversa aos direitos sexuais.”

Junqueira não está sozinho. Muitos militantes atribuem ao Vaticano, mais especificamente ao então bispo Joseph Ratzinger (depois papa Bento XVI e atualmente papa emérito), a popularização do termo. De fato, Ratzinger parece ter exercido um papel importante na difusão dessa expressão. Mas, antes mesmo do termo ter sido cunhado, ainda nos anos 1980, ele já alertava para os riscos da separação entre sexo e gênero como dois entes independentes um do outro.

Para Lucetta Scaraffia, pesquisadora italiana que defende o uso do termo, “a teoria de gênero é a ideologia utópica baseada na ideia, própria das ideologias social-comunistas e miseravelmente falida, de que a igualdade constitua a via principal para a realização da felicidade. Negar que a humanidade está dividida entre homens e mulheres parece uma forma de garantir a igualdade mais completa e absoluta - e, portanto, a possibilidade de felicidade - para todos os seres humanos”.

Ratzinger e Lucetta, entretanto, não inventaram as teorias de gênero. As críticas do futuro papa eram uma reação a ideias engendradas décadas antes pela francesa Simone de Beauvoir, que publicou em 1949 o livro “O Segundo Sexo”. Na obra, ela traça uma distinção entre “fêmea” e “mulher”. Fêmea é o sexo; mulher, o gênero. A ideia mais famosa de Simone é a de que “Ninguém nasce mulher; torna-se mulher”.

Judith Butler, outra figura de grande influência entre os defensores das teorias de gênero, deixou essa distinção mais clara ao analisar as palavras da escritora francesa: “O sexo é compreendido como os aspectos invariáveis, anatomicamente distintos e fáticos do corpo feminino, enquanto o gênero é o significado e forma cultural que o corpo adquire, os modos variáveis da aculturação daquele corpo.” Daí ela conclui: “Todo gênero é, por definição, não-natural. Além disso, se a distinção é aplicada consistente, deixa de ser claro se pertencer a um sexo específico tem qualquer consequência necessária sobre pertencer a um gênero específico”. Nessa concepção, portanto, é uma construção social com pouca ou nenhuma relação com o sexo biológico.

Mas “O Segundo Sexo” está longe de ser um tratado científico: é um conjunto de reflexões de natureza antropológica e sociológica. Simone cita aspectos biológicos apenas para descartá-los logo adiante. Ela afirma, por exemplo, que não se pode depreender diferenças essenciais entre homens e mulheres a partir da biologia. “É muito difícil dar uma descrição geralmente válida da noção de fêmea; defini-la como condutora de óvulos e o macho como condutor de espermatozoides é muito insuficiente, porquanto a relação do organismo com as gônadas é extremamente variável”, escreveu a autora, ignorando outros tipos de diferenças biológicas essenciais entre homens e mulheres.

Para Simone, a biologia não tem muito a ensinar. “Quando aceitamos uma perspectiva humana, definindo o corpo a partir da existência, a biologia torna-se uma ciência abstrata", escreveu ela. Dificilmente essa abordagem pode ser chamada de científica. A gênese das teorias de gênero é a própria negação das ciências naturais, ou pelo menos a subordinação delas às ciências humanas - como a sociologia.

Para eliminar qualquer dúvida, Simone ainda escreve que o torna alguém mulher não é a natureza (ou seja: o que ela é biologicamente), mas os sentimentos. “A mulher é uma fêmea na medida em que ela se sente como tal. Não é a natureza que define a mulher; é ela que define a si mesma ao lidar com a natureza nos seus próprios termos, em sua vida emocional”. É precisamente desse princípio que as teorias de gênero (como a de que pessoas podem passar por uma transição do gênero masculino para o feminino) seria construída.

Simone de Beauvoir publicou seu livro mais famoso há 81 anos, antes de tantas descobertas científicas a respeito dos sexos. A principal delas talvez tenha sido o mapeamento do DNA humano, que revelou diferenças significativas entre os dois sexos. Um estudo publicado em 2017 por pesquisadores israelenses identificou 6.500 pontos de divergência. As tecnologias de mapeamento da atividade cerebral também tiveram um papel importante, ao mostrar que o cérebro masculino funciona de forma diferente do feminino. Os defensores atuais das teorias de gênero têm, entretanto, menos justificativas para continuar defendendo a existência de um “gênero” totalmente independente do sexo.

Hoje, é possível dizer que grande parte das diferenças intelectuais, emocionais e de desenvolvimento são inatas, e não apenas fruto de condicionamento social. Qualquer estudo psicológico sério, por exemplo, distingue os participantes por sexo, porque reconhece diferenças fundamentais entre eles. “Tirando a hipótese de uma das raras desordens de desenvolvimento sexual (DDSs), os meninos não nascem com cérebro feminizado e as meninas não nascem com cérebro masculinizado”, escreve a professora de Medicina Michelle Cretella, do American College of Pediatricians, em um dos principais estudos a respeito do tema.

Atualmente, mesmo feministas radicais criticam a teoria de gênero, já que a consequência prática dessa corrente de pensamento é o surgimento de homens tomando o espaço das mulheres nos esportes e na música - e até nos concursos de beleza. Uma dessas feministas é a escritora J.K. Rowling, autora da série Harry Potter, que fez críticas públicas aos militantes da “causa transgênero” por colocar em risco a segurança das mulheres. “Quando você abre a porta dos banheiros e vestiários para qualquer homem que acredita ou sente ser uma mulher (…), então você abre a porta para qualquer homem que quiser entrar. Esta é a simples verdade”, ela afirmou.

Uma mulher não se torna mulher; ela nasce mulher. Um transexual que resolve alterar seu corpo por meio de cirurgias continua com a genética masculina e produzindo hormônios masculinos - justamente por isso é que a chamada transição de gênero envolve tratamentos hormonais pesados. “O gênero não é e nunca foi uma realidade biológica ou científica. Em vez disso, o gênero é um conceito social e politicamente construído”, escreve Michelle Cretella.

Portanto, a reação intensa ao uso do termo “ideologia de gênero” acaba por revelar, ironicamente, uma motivação ideológica.

35 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 35 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • S

    Saber é poder

    ± 3 dias

    Que chatice.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thiago Zucchero

    ± 5 dias

    Ideologia de Genero, classe de seres humanos que querem todos os direitos e mais um pouco a seu favor por se apresentarem seres melhores e mais aperfeiçoados na terra. Onde se diz na constituição vigente em que "Todos somos iguais perante a lei" sem discriminação... isso significa que vc pode ser oque quiser mais nao da o direito de serem "especiais" em tratamentos ou regras/leis.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roseilton Porto de Aguiar

    ± 5 dias

    Quando dizem: "nascemos com um corpo masculino ou feminino..." tenho a sensação de que a pessoa se encontra dentro de um invólucro. A concepção que tenho de ser humano é de ser composto por dois elementos, matéria e espírito, dando formação a um único ser. Ele não pode ser só carne nem só espírito. Então, se falo de nascimento tendo essa ideia eu estou dividido interiormente. A ciência tem um papel fundamental na construção e desenvolvimento da vida humana. Essas ideologias têm atrapalhado muito aos verdadeiros cientistas e as ciências de fato. Pois muitos falam ( pseudos cientistas) usando a expressão "científico" para justificar sua idéias

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roseilton Porto de Aguiar

    ± 5 dias

    Quando dizem: "nascemos com um corpo masculino ou feminino..." tenho a sensação de que a pessoa se encontra dentro de um invólucro. A concepção que tenho de ser humano é de ser composto por dois elementos, matéria e espírito, dando formação a um único ser. Ele não pode ser só carne nem só espírito. Então, se falo de nascimento tendo essa ideia eu estou dividido interiormente. A ciência tem um papel fundamental na construção e desenvolvimento da vida humana. Essas ideologias têm atrapalhado muito aos verdadeiros cientistas e as ciências de fato. Pois muitos falam ( pseudos cientistas) usando a expressão "científico" para justificar sua idéias

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Maia

    ± 5 dias

    Ótimo artigo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celito Medeiros

    ± 5 dias

    Nascemos com um Corpo masculino ou feminino. Somos um Espírito que possui um Corpo. Cabe ao Espírito tais referências sobre Gênero, independente do corpo que tenha. Simone de Beauvoir se equivocou: Atividade Cerebral é do Corpo e Atividade Mental do Espírito. Toda Criança é um Homem ou Mulher que ainda não atingiu a idade adulta ou maturidade. Ter um corpo de Homem ou de Mulher não define sua Condição sexual nata. Macho e Fêmea são designações para Animais e não para Humanos. Ser Feminina não é a mesma coisa que ‘Feminista’. Homem e Mulher possuem as mesmas condições intelectuais e de direitos. Como seres humanos somos todos Assemelhados, mas ninguém é igual a ninguém em nada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sérgio Guerra

    ± 5 dias

    Sempre respeitei as pessoas que tinham propensão a ser Gays ou termo que o valha. É uma opção, mas os tempos atuais propõem, amplas opiniões sobre o assunto e manifestações ambíguas, que são passíveis de crítica contundente. Minha pergunta, quem são as pessoas que se denominam Ideólogas de gênero e porque? Para mim Ideologia e pensamento e Gênero uma postura de vida, mas que vida se prestam a levar?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Heinz Egon Landgraf

    ± 5 dias

    Toda essa polêmica em torno da identidade de gênero jamais provocaria tanto desgaste no debate público se a nova esquerda não tivesse se apropriado de mais essa causa, tal qual fez com as causas racial, ambiental e outras, todas com elevado potencial sectário, fragmentador de famílias e comunidades, visando engrossar suas fileiras de militantes com o ressentimento que esses temas provocam e estabelecer as instâncias estatais como unica referéncia de coesão social, como parte essencial de seu projeto de poder, hegemônico e autocrático.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 5 dias

    O VERDADEIRO PROBLEMA DA EXPRESSÃO IDEOLOGIA DE GÊNERO é o seguinte: ao dar nome (correto) aos bois, isto é, ao chamar de "ideologia" o que ideologia é, está-se com isso afirmando que não se trata de algo científico, biológico, da natureza das coisas. E qual o problema disso? O problema é que a pretensão dos ideólogos de gênero é IMPOR a ideologia de gênero a todo mundo, e à evidência as pessoas estão menos dispostas a aceitar algo que é mera ideologia do que uma verdade científica, uma descoberta sobre a natureza das coisas. Nessa linha, o que é mera ideologia nem sequer tem estatura para entrar na antinomia forjada de Ciência x Religião.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    ± 5 dias

    Excelente texto, fiel à parte da história que construiu esse absurdo explorado pelos desajustados, cuja explicação lógica, para a carga de alienação contida nessa intenção de perverter e distorcer a natureza, via o sexo, se encontra na proposição escritora J.K. Rowling => “Quando você abre a porta dos banheiros e vestiários para qualquer homem que acredita ou sente ser uma mulher (…), então você abre a porta para qualquer homem que quiser entrar. Esta é a simples verdade.”<=, bem como na afirmação: =>”Uma mulher não se torna mulher; ela nasce mulher. Um transexual que resolve alterar seu corpo por meio de cirurgias continua com a genética masculina e produzindo hormônios masculinos.”<.=.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sérgio Guerra

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 5 dias

    Atenção pessoal! Os intelequituais da extrema esquerda não gostam que se chame a IDEOLOGIA DE GÊNERO de IDEOLOGIA DE GÊNERO, Eles acham ofensivo o termo IDEOLOGIA DE GÊNERO. Então, peço encarecidamente que vocês não usem o termo IDEOLOGIA DE GÊNERO quando se referirem a alguém ou a alguma instituição que pratique a IDEOLOGIA DE GÊNERO. E se vocês continuarem a chamar a IDEOLOGIA DE GÊNERO de IDEOLOGIA DE GÊNERO, vocês serão taxados de extrema direita ultra conservadora ortodoxa das galáxias, e serão denunciados ao Xande e ao Faquinha, que são favoráveis à IDEOLOGIA DE GÊNERO, de pertencerem ao Gabinete do Ódio, que é contra a IDEOLOGIA DE GÊNERO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 5 dias

    Brilhante artigo. Desmistifica essa abominação de novamente, não sei se oportunismo ou burrice mesmo, a esquerda tomou partido. Faltou citar no artigo, pais que querem injetar hormonios em crianças para impedir os caracteres sexuais surjam na adolescencia, dizendo que seus filhos optariam por outro sexo. E exigem que o SUS pague por isso. Terrivel.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 5 dias

    Ou é ómi ou é muié...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hermes Rocha

    ± 5 dias

    Mais uma tentativa de lavagem cerebral. Sou do sexo masculino, minha esposa é do sexo feminino, tive três filhos, dois do sexo masculino e uma do sexo feminino. Os eduquei certo e os do sexo masculino casaram com moças do sexo feminino, também criadas certo, e minha filha, casou com um rapaz do sexo masculino. Todos têm filhos, de todos, quatro do sexo masculino e duas do sexo feminino. Qual a dificuldade de entendermos e vivermos assim????? Até entendo que um ser ou outro, tenha distúrbios psicológicos e viva suas preferências, mas não queira se impor. Bagunçar todo nosso sistema é pura maldade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 5 dias

    Perda de tempo ler uma matéria como essa... Biologicamente a humanidade é composta apenas de Homem e Mulher ... os transgenicos não se reproduzem ponto final!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Ricardo PB

      ± 5 dias

      pelo jeito, tu nao leu mesmo...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Lima

    ± 5 dias

    Gênero humano, sexo masculino ou feminino .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Magela

    ± 5 dias

    O que a Bíblia diz de forma clara é que executar atos sexuais com pessoas do mesmo sexo, e se engajar na prática ou comportamento homossexual é pecado. Levítico vai nos dizer que o homem não deve se deitar com homem, como se fosse mulher. Romanos fala sobre a mudança dos relacionamentos naturais (homem e mulher) para relacionamentos não-naturais, com pessoas do mesmo gênero. Em 1 Coríntios 6 e em 1 Timóteo 1, um dos pecados que aparecem naquelas “listas” é o de homens que praticam a homossexualidade. Então a ênfase está na atividade, conscientemente escolhida, da intimidade homossexual. Editora Fiel

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      André

      ± 5 dias

      Argumentos baseados na Bíblia? Péssimo....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 5 dias

    Resumo da reportagem: sexo são dois, masculino e feminino. Gênero é a “pira”individual de cada pessoa, moldada por fatores psicológicos e sociológicos. Sexo é diferente gênero, simples assim. (Obviamente, numa visão extremamente limitada do convívio em sociedade, alguns não conseguem enxergar que existe tal diferença). Mesmo diante deste fato, um grupo de pessoas que sabem da obviedade que sexo é diferente de gênero, por algum motivo irracional, não gosta do termo “ideologia de gênero” é isso, por si só é uma forma de ideologia. Vai entender...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Lúcio Domício

      ± 5 dias

      Não é o termo "ideologia de gênero" o problema, mas todo o pacote que vem junto: homens querendo usar banheiros femininos; homens querendo competir em modalidades esportivas femininas; pessoas querendo privilégios perante os demais apenas baseado em sua orientação sexual (ter direitos exclusivos pelo fato de serem gays); até o ataque a língua portuguesa (todes? todxs?) Hoje não há para grande maioria das pessoas nenhum incômodo pelo outro ser gay: é a militância que irrita, e que está fundamentalmente errada. Isso de define como ideologia de gênero.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 5 dias

    Chamar o cachorro de cachorro, o esgoto de esgoto, não é depreciativo. Chamar a ideologia de gênero de ideologia de gênero não é depreciativo, mas mera constatação do óbvio. Basta ver o que os próprios defensores da ideia dizem. Para não ir longe, citando as famigeradas feministas citadas neste artigo: “O sexo é compreendido como os aspectos invariáveis, anatomicamente distintos e fáticos do corpo feminino, enquanto o gênero é o significado e forma cultural que o corpo adquire, os modos variáveis da aculturação daquele corpo... Todo gênero é, por definição, não-natural”. Portanto, o que é esse amontoado de asneiras senão ideologia de gênero???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lore C . Valent

    ± 5 dias

    Antigamente, homens e mulheres se dedicavam às artes, cultura, estudos...ciências, descobertas...Respeitavam preceitos básicos para um convivo saudável em sociedade.Veio a “modernidade” (com a escola de Frankfurt, marxismo, relativismo moral), e deu no que deu. Subjetivismo tóxico e irreal transcendendo a verdade, a situação, a lógica... e até o conceito de vida!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 5 dias

      E a tua religião chamada comunismo, com teu grande deus chamado Marx, fica como nesta história?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Maquiavel

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 5 dias

      Não sei se é só ignorância. Acho que tem pelo menos uma pitada de desonestidade intelectual, inerente a todo esquerdista.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • ± 5 dias

      Em plena pandemia, onde a dita "ciência" está apanhando vergonhosamente de um vírus, essa sua bobagem soa trágica e não cômica...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clodoaldo

    ± 5 dias

    Deus criou o homem e a mulher! O que passar disso é enganação do diabo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Clodoaldo

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Clodoaldo

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      NH4NO3

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]