Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (20) a relação final dos municípios que poderão receber novos cursos particulares de medicina, no âmbito do programa Mais Médicos. Foram indicados 49 municípios de 15 estados, com a previsão de oferta de aproximadamente 3,5 mil vagas. No Paraná, foram contemplados Pato Branco, Campo Mourão, Guarapuava e Umuarama – as últimas três cidades já haviam sido relacionadas em uma lista preliminar divulgada no início do mês.

Segundo o MEC, os municípios pré-selecionados receberão no início do ano que vem visitas de uma comissão de especialistas para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes. Em seguida, um novo edital será publicado, desta vez para selecionar instituições de ensino interessadas a atuar nestes locais. Conforme o MEC, a intenção é disponibilizar outras 8 mil vagas nos próximos quatro anos, incluindo a abertura de cursos por meio de universidades públicas.

O edital para que os municípios se inscrevessem no programa foi lançado em outubro. No total, 154 prefeituras encaminharam a documentação ao Ministério da Educação (MEC) solicitando a implantação dos cursos - a seleção atingiu municípios com mais de 70 mil habitantes e que não tinham curso de medicina em seu território. Atualmente, conforme o MEC, 11 instituições de ensino oferecem a graduação no Paraná, em seis cidades: Cascavel, Maringá, Londrina, Curitiba, Ponta Grossa e Francisco Beltrão.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]