• Carregando...

O fóssil de um monstro marinho gigante encontrado no Ártico e conhecido como "Predador X" tinha uma mordida que faria o Tiranossauro rex parecer fraquinho. O réptil marinho pliossauro, de 15 metros, viveu no Jurássico, há cerca de 147 milhões de anos, segundo o Museu de História Natural da Universidade de Oslo.

O fóssil foi encontrado no arquipélago norueguês de Svalbard, no Ártico. "Com um crânio que tem mais de 3 metros de comprimento, esperava-se que a mordida fosse poderosa, mas isso é fora de proporção", disse Joern Hurum, que comandou a escavação, em 2008. De acordo com ele, esse predador marinho "era muito mais poderoso que o T-rex", ou Tiranossauro rex, considerado o maior predador carnívoro entre os dinossauros. A mordida do bicho seria dez vezes mais forte que a de qualquer animal atual, e quatro vezes a do T-rex.

Os cientistas reconstruíram a cabeça do bicho e estimaram sua força com base nas mandíbulas com formato semelhante de crocodilos de um parque da Flórida. Os dentes do pliossauro tinham 30 centímetros. O animal, de 45 toneladas, era semelhante, embora mais corpulento, a um outro fóssil marinho encontrado em 2007 em Svalbard, também com estimados 15 metros de comprimento – o maior pliossauro achado até então. Do primeiro animal, Harum imaginava que fosse capaz de mastigar um carro popular. Quanto ao segundo, ele prefere rever a escala de valores. "Esse é mais como se fosse esmagar um (jipe) Hummer."

Outra descoberta é que o pliossauro tinha um pequeno cérebro estreito, com formato semelhante ao do grande tubarão branco, segundo tomografias feitas por Patrick Druckenmiller, da Universidade do Alasca. Os pliossauros caçavam animais semelhantes às atuais lulas, peixes e outros répteis marinhos. O "predador X" tinha quatro grandes nadadeiras – talvez usasse duas para o nado normal, e outras duas para "arrancadas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]