• Carregando...
 | Henry Milléo/Agência de Notícias Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milléo/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Empresas interessadas em "adotar" o Jardim Botânico e o Museu Botânico de Curitiba, durante o próximo ano, poderão participar de uma concorrência pública promovida pela prefeitura no mês de dezembro. O recebimento e a abertura dos envelopes com as propostas estão marcados para as 9 horas do dia 12 de dezembro, na secretaria municipal do Meio Ambiente. Pelo edital, a empresa vencedora será responsável por serviços de manutenção, readequação e recuperação dos espaços, além do fornecimento de equipamentos e implantação de obras e serviços de engenharia. Em contrapartida, terá direito de veicular publicidade no local, seguindo normas preestabelecidas. De acordo com a diretora do departamento de Produção Vegetal da secretaria municipal do Meio Ambiente, Erica Mielke, a empresa que oferecer mais critérios opcionais dentro de um valor estabelecido no edital vence a concorrência. "Ganha quem tiver mais opcionais de obra e manutenção, como, por exemplo, reforma de chafariz, jardins, piso, bancos e pergolado." O valor determinado pela prefeitura não foi revelado por Erica. O contrato tem duração de um ano, com possibilidade de prorrogação anual por, no máximo, 60 meses. Desde 2008, o espaço é mantido pelo O Boticário, que mantém uma equipe de 16 funcionários – roçadores, coletores, varredores e jardineiros. Entre os trabalhos mais complexos previstos no edital, está a lavagem semestral de três estufas, que totalizam mais de dois mil metros quadrados, trabalho que exige uma técnica específica. Nos quatro anos anteriores, era a Natura quem realizava serviços de manutenção no Jardim Botânico.

A empresa que "adotar" o Jardim Botânico terá o direito de usar a imagem do parque em campanhas publicitárias, além de explorar três grandes painéis internos e pequenas placas de identificações de coleções de flores e árvores. O retorno institucional deve ser especialmente alto em 2014, quando a cidade espera receber 500 mil turistas para os jogos da Copa do Mundo. "É uma propaganda que vai para o mundo todo. E, como o contrato pode ser prorrogado, a empresa também pode aproveitar o período as Olimpíadas", acrescenta Erica.

Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico concentra 150 mil unidades de flores, em uma área total de 178 mil metros quadrados. Área protegida, conta com coleções de plantas vivas cientificamente reconhecidas, tendo como finalidade principal estudos, pesquisa e documentação. É um dos espaços públicos mais visitados de Curitiba, com uma média anual de um milhão de visitantes. "Certamente, é o local mais visitado por turistas na cidade. É uma boa troca", defende Erica.

Concorrência

Informações sobre o edital de adoção do Jardim Botânico e Museu Botânico de Curitiba podem ser obtidas com a comissão de licitação da secretaria municipal do Meio Ambiente, pelo telefone (41) 3350-9229, em horário comercial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]