• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Prepare-se com guarda-chuva ou capa em qualquer região do estado nesta segunda-feira (8): chove bastante em praticamente todo o Paraná. Em Curitiba e Ponta Grossa, as chuvas são acompanhadas de temperaturas baixas, com máximas que não passam de 12° C. No Norte Pioneiro, apesar da umidade, a temperatura segue dentro do padrão registrado nos últimos dias, com variação entre 15° C e 22° C.

Segundo o portal ClimaTempo, Curitiba e Região Metropolitana registram a maior quantidade de chuvas esperada para a semana em todo o país, com mais de 100 milímetros previstos. Somente na capital, desde a madrugada já choveu 15 milímetros, de acordo com o Simepar. A previsão é de acumular pelo menos mais 30 milímetros, já que a chuva migra do interior do estado para o Litoral. Na região de Toledo e Palotina, já choveu mais de 35 milímetros; em Guarapuava, de 25 milímetros a 35 milímetros.

As fortes chuvas estão sendo provocadas pelo deslocamento do eixo mais instável de uma frente fria sobre o mar na altura do Sudeste do Brasil. A nebulosidade e as fortes pancadas de chuva são resultado da incursão de umidade e calor pela atmosfera, provenientes de regiões mais ao Norte do país.

Ao longo de terça-feira (9), diminui a concentração de nuvens e chuva sobre algumas regiões do Paraná, como o Sudoeste, e de Campo Mourão a Guaíra. As chuvas mais concentradas se deslocam em direção a São Paulo. Mas a terça-feira ainda deve ser chuvosa na capital, Região Metropolitana e Litoral, e em todo o Norte, de Paranavaí a Jacarezinho. União da Vitória registra mínimas de 9° C para a terça. Em Paranaguá a temperatura deve variar de 15° C a 22° C. Segundo o Simepar, o frio um pouco mais intenso chega às cidades no período da noite.

Ao longo da semana, a chuva diminui e a massa de ar polar ganha força em toda a região Sul do país. Em Curitiba, a chuva deve estancar apenas na quarta-feira (10).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]