• Carregando...
Frio marca a estação de primavera na capital paranaense | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Frio marca a estação de primavera na capital paranaense| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Neva na serra catarinense

SÃO PAULO - Nevou entre a tarde e a noite de domingo em uma área alta no Planalto Sul catarinense, que teve tempo frio e chuvoso no último fim de semana do inverno. A neve começou a cair às 16h30 nas localidades de Vacas Gordas, no município de Urubici, e Cruzeiro, em São Joaquim. Após 30 minutos, deixou uma leve camada esbranquiçada. Na sede do município de São Joaquim nevou durante a noite. Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), não deve nevar nos próximos dias no estado, mas estão previstos vendavais com ventos de até 80 km/h e mar agitado no litoral.

Folhapress

A primavera, que começou às 12h44 de ontem, terá cara de inverno em sua primeira semana. Uma massa de ar frio que ingressa no Paraná já derrubou rapidamente as temperaturas nesta madrugada. De acordo com informações do Instituto Tecnológico Simepar, Curitiba, que registrou máxima de 20°C na tarde de domingo, enfrentou 5°C logo no início da manhã de ontem. Em General Carneiro, no Sul, fez 1°C, e as condições favoreceram a formação de geadas principalmente no Centro e Sul do estado.

Para os próximos dias, os índices sobem, mas o quadro é semelhante: temperaturas baixas na madrugada, com elevação gradual durante a tarde. "Na maior parte do Paraná, o sol predomina, entre poucas nuvens", explica Sheila Paz, meteorologista do Simepar. "Já no Leste do estado, o tempo fica mais nebuloso, embora não haja previsão de chuvas fortes."

Ao longo da semana, as temperaturas mínimas vão variar entre 8°C e 16°C, e as máximas entre 20°C a 31°C em todo o estado. Na sexta-feira, áreas de instabilidade começam a se formar na região da capital, litoral e Campos Gerais, e podem cair pancadas de chuva ao longo do dia.

Primavera

A primavera deve ter características bem marcadas no Paraná: altas temperaturas e pancadas de chuva. A estação prossegue até o dia 21 de dezembro – solstício de verão no Hemisfério Sul –, quando termina, oficialmente, às 9h04. A estação, que deverá ser chuvosa e quente na maior parte do Brasil, representa um período de transição entre os meses mais secos do ano (inverno) e os mais quentes e úmidos (verão).

A partir deste mês, os dias passam a ser mais longos e as noites mais curtas no Hemisfério Sul em relação aos meses anteriores. Por causa dessa maior incidência de energia solar, as temperaturas deverão aumentar de forma significativa nos próximos três meses.

As chuvas deverão ser mais intensas e mais freqüentes a partir do mês que vem, mas dentro da média da estação, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Em alguns casos, serão acompanhadas por raios, vendavais e granizo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]