• Carregando...
Portões abrem às 12h30 para as provas deste domingo | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Portões abrem às 12h30 para as provas deste domingo| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Recomendações

O candidato precisa levar um documento de identificação com foto recente, caneta esferográfica transparente de tinta preta, comprovante de ensalamento e lápis ou lapiseira e borracha. Em caso de perda ou extravio do documento de identificação, é obrigatória a apresentação do Boletim de Ocorrência.

Nas salas e durante a realização da prova, não é permitido ficar com relógios, armas e aparelhos eletrônicos, como telefone celular, calculadora, máquina fotográfica, MP3, pen drive e tablet, por exemplo. Esses objetos devem ser colocados em um saco plástico, fornecido pelo aplicador. Se o aluno portar qualquer um desses instrumentos, será eliminado do processo seletivo.

Também é proibido:

- Usar chapéu, boné, gorro ou semelhante

- Comer dentro da sala. Os que necessitarem se alimentar durante a prova, por motivos médicos, devem solicitar ao aplicador o seu encaminhamento à sala de inspeção.

- Levar líquidos, exceto se a garrafa for transparente e sem rótulo

- Comunicar-se com outro candidato

- Usar calculadora e equipamentos similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer material de consulta.

No próximo domingo (02/11), 57.068 candidatos participam da primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). São 48.793 inscritos para 4.830 vagas em 117 cursos no Vestibular Geral, e 8.275 inscritos para as 60 vagas do vestibular para os cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar e dos Bombeiros, também realizado pela instituição.

A prova da primeira fase tem 80 questões objetivas de Conhecimentos Gerais, no formato de múltipla escolha, e cada questão vale um ponto. Os cursos mais concorridos são Medicina, com 59,08 candidatos por vaga, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, com 30,86 candidatos por vaga, e Psicologia, com 29,45 concorrentes por vaga.

Em Curitiba, os candidatos estarão distribuídos em 33 locais de prova. Este ano, o vestibular também será aplicado nos campi de Matinhos, no Litoral, em Jandaia do Sul e em Palotina. Os portões abrem às 12h30 e fecham às 13h30.

O coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Mauro Belli, recomenda que os candidatos se informem antes da prova. "É importante que os estudantes observem o ensalamento, e pelo menos um dia antes verifiquem o local de prova e se certifiquem sobre o deslocamento", diz. O comprovante de ensalamento está disponível no site do Núcleo (www.nc.ufpr.br).

Este ano, a UFPR não vai utilizar a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na composição da nota do vestibular, como fazia nas edições anteriores. No entanto, houve aumento de 20% na quantidade de vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um total de 1.925.

Aproximadamente três mil pessoas serão mobilizadas para trabalhar na aplicação das provas. O resultado da primeira fase será divulgado até o dia 24 de novembro. O Guia do Candidato traz mais informações sobre o vestibular, na página www.nc.ufpr.br.

Acompanhe a cobertura

Uma equipe da Gazeta do Povo vai acompanhar todos os detalhes da prova no domingo. No site, os estudantes terão acesso a informações sobre o vestibular, vídeos e à correção das provas feita por professores de cursos e colégios da capital.

Programe-se

Veja o cronograma da seleção da UFPR neste ano:

2 de novembro: realização da primeira fase, a partir das 14 horas, com cinco horas de duração. Os portões abrem às 12h30 e fecham às 13h30. São 57.068 inscritos.

30 de novembro: segunda fase, às 14 horas, prova de Compreensão e Produção de Textos.

1 de dezembro: segunda fase, às 14 horas, com provas específicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]