• Carregando...
Vírus Ebola | Arquivo/
Vírus Ebola| Foto: Arquivo/

O primeiro exame de sangue feito em um homem internado no Rio de Janeiro com suspeita de ter contraído o vírus Ebola deu negativo, mas positivo para um teste de malária, afirmou o Ministério da Saúde em comunicado nesta quinta-feira (12).

Ebola: confira as principais perguntas e respostas sobre a doença

Outra coleta de sangue será feita para confirmar o diagnóstico, e o resultado do novo exame deve ser divulgado no sábado, segundo o comunicado do ministério.

“O paciente continua internado, em bom estado geral e em isolamento”, afirmou o ministério, citando informações do boletim médico do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, referência no país para tratamento de Ebola.

O brasileiro, de 46 anos, voltou ao Brasil em 6 de novembro vindo da Guiné, na África, e começou a sentir alguns sintomas conhecidos da doença dois dias depois. Em Belo Horizonte, ele recorreu a uma unidade de pronto atendimento (UPA), que iniciou o protocolo para lidar com o caso.

O homem, que não teve o nome divulgado, foi transferido por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro, onde permanece em isolamento.

De acordo com o ministério, todas as pessoas que tiveram contato com o paciente continuam sendo monitoradas: 59 pacientes da UPA, 31 profissionais de saúde e 5 pessoas que moravam no endereço indicado.

“Caso o segundo exame apresente resultado negativo, o paciente será retirado do isolamento e os 95 contactantes deixam de ser monitorados”, informou o comunicado.

Caso suspeito no PR

Em outubro do ano passado, outro homem vindo da Guiné procurou uma UPA em Cascavel, no Paraná, após apresentar febre, e também foi transferido para o instituto no Rio, onde exames deram negativo e a doença foi descartada.

O surto do vírus letal, que começou em dezembro de 2013, se concentrou na Guiné, Libéria e Serra Leoa, países da África Ocidental, e matou mais de 10.000 pessoas.

A febre hemorrágica mortal também atingiu Senegal, Nigéria e Mali, mas foi contida nestes países. Alguns casos também foram registrados nos Estados Unidos, na Espanha e na Grã-Bretanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]