• Carregando...

Parece que foi combinado com os céus: exatamente na hora em que a Procissão do Senhor Morto tomou as ruas de Curitiba, ontem, a garoa fina deu uma trégua. Cerca de 2,5 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, vindas de cinco paróquias capital – Santuário da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora de Guadalupe, Senhor Bom Jesus, São Vicente de Paulo e Catedral Basílica –, percorreram as ruas do Centro para lembrar o calvário de Jesus Cristo, que, segundo a fé católica, morreu em uma cruz e ressuscitou três dias depois.

"Este momento serve para lembrar que Cristo venceu a morte", disse o missionário redentorista do Santuário de Nossa Senhora de Perpétuo Socorro, Marcos Mont’serrat. Segundo ele, a participação dos fiéis na procissão foi expressiva e mostra que os católicos crêem no amor de Deus.

"Participar da procissão é um exercício de catolicismo. É o momento em que lembramos que Cristo sofreu, mas que este sofrimento não foi em vão. É um momento de respeito", comentou o bioquímico Jacson Candiatto, 34 anos.

A procissão teve seu ponto de partida no Santuário do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória, às 16 horas. Os fiéis seguiram pela Rua Ubaldino do Amaral e Comendador Macedo cantando e orando. Passaram pela Igreja Nossa Senhora do Guadalupe, onde a imagem de Cristo Morto encontrou a imagem de Nossa Senhora das Dores e a procissão recebeu um reforço dos fiéis da paróquia.

Nas esquinas das marechais, a procissão recebeu mais um reforço: os fiéis da Igreja do Bom Jesus. Na Praça Tiradentes, católicos da Catedral e da Igreja São Vicente aguardavam a chegada da procissão. Ao final da caminhada, o público entrou na Catedral para beijar a imagem de Jesus Morto.

A Procissão do Senhor Morto realizada ontem em Curitiba acontece na Sexta-Feira Santa em todas as partes do mundo – neste dia não há missa em lugar algum. Para os fiéis, a caminhada serve para lembrar o momento em que o corpo de Jesus é retirado da cruz e entregue nos braços de Sua Mãe, Maria. Para os católicos esta é uma forma de expressar compaixão a Jesus Cristo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]