• Carregando...
500 mil doses foram compradas pelo governo do Paraná. | Antônio More/Gazeta do Povo
500 mil doses foram compradas pelo governo do Paraná.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A procura pela vacina da dengue nas 30 cidades paranaenses que aplicam as doses pelo sistema público aumentou neste sábado (3), quando a campanha deveria terminar, mas como a meta de imunização não foi alcançada, o governo estadual decidiu prorrogar o prazo até o dia 24 de setembro. Até quinta-feira (1º), aproximadamente 100 mil pessoas haviam sido vacinadas, mas o objetivo é chegar, no mínimo, a 400 mil imunizados.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) informa que na segunda-feira sairá um balanço dos primeiros 20 dias da campanha, mas que já se sabe que a procura pela vacina cresceu nesta reta final, especialmente na região Norte do Paraná. O retorno das aulas nas universidades estaduais, por exemplo, estaria colaborando para aumentar o número de imunizações porque esses espaços reúnem uma fatia importante do público-alvo da campanha, que vai de 15 a 27 anos. Equipes volantes estão percorrendo locais com grande concentração de jovens.

A campanha será intensificada até o dia 24 de setembro, nas mesmas cidades e para a mesma faixa etária. Algumas celebridades têm dado depoimentos tentando incentivar a vacinação. O apresentador Danilo Gentilli gravou um vídeo comentando que já teve dengue e falando sobre as consequências da doença. Também a atleta Ágatha, medalhista olímpica no vôlei de praia, se vacinou em um posto de saúde de Paranaguá – uma das cidades mais afetadas pela dengue no Paraná – e conclamou outros moradores a fazerem o mesmo.

Quem pode se vacinar

Primeiro do Brasil a oferecer um programa público de imunização contra a dengue, o governo do Paraná adquiriu 500 mil doses, ao custo total de R$ 50 milhões. As vacinas estão disponíveis no serviço público, gratuitamente, apenas em 30 municípios do estado. E também apenas para uma faixa etária – de 15 a 27 anos em 28 cidades, e de 9 a 44 anos apenas em Paranaguá e Assaí, que registraram mais de 8 mil casos da doença para cada grupo de 100 mil moradores.

Para conseguir a dose é necessário preencher um cadastro – o que pode ser feito pela internet ou no posto de vacinação mediante apresentação de documento de identidade e comprovante de endereço. Além da dificuldade para atrair as pessoas para os postos de saúde, o sistema público ainda precisará convencer as pessoas a voltarem aos postos de saúde, em fevereiro e agosto do ano que vem, para aplicação de duas outras doses.

Os municípios contemplados pela campanha são: Paranaguá; Foz do Iguaçu; Santa Terezinha de Itaipu; São Miguel do Iguaçu; Boa Vista da Aparecida; Tapira; Santa Izabel do Ivaí; Cruzeiro do Sul; Santa Fé; Munhoz de Melo; Marialva; Paiçandu; São Jorge do Ivaí; Maringá; Mandaguari; Sarandi; Iguaraçu; Assaí; Ibiporã; Jataizinho; Porecatu; Bela Vista do Paraíso; Cambé; Londrina; Sertanópolis; Leópolis; São Sebastião da Amoreia; Itambaracá; Cambará; e Maripá.

A vacina está disponível também em algumas cidades na rede privada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]