• Carregando...
O Ipem-PR avaliou o peso e informações trazidas na embalagem de produtos como o peru | Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo/Arquivo
O Ipem-PR avaliou o peso e informações trazidas na embalagem de produtos como o peru| Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo/Arquivo

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) divulgou na terça-feira (20) o balanço de sua Operação Papai Noel, com o objetivo de fiscalizar os produtos mais consumidos pelos paranaenses na ceia de Natal. As avaliações, que ocorrem em laboratórios, foram realizadas durante o mês de dezembro, em todo o estado, e avaliaram brinquedos, luminárias e itens da ceia de Natal, como o panetone e peru.

Confira a lista de produtos analisados pelo Ipem-PR

Foram examinadas 1.325 unidades de 333 produtos. Os produtos que foram reprovados apresentaram quantidade abaixo da indicada ou irregularidades na embalagem, fora dos padrões determinados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). É importante ressaltar que as reprovações não envolvem questões de vigilância sanitária, que avalia os riscos à saúde dos consumidores.

Os técnicos analisaram o peso e as informações trazidas na embalagem dos produtos mais consumidos nesta época do ano, como panetones, frutas secas e cristalizadas, castanhas e vinhos, além de carnes como peru, chester, lombo e tender. A assessoria do Ipem explica que quando os produtos são adquiridos para a revenda, eles já vêm com um peso indicado pela empresa. O supermercado ou açougue, porém, deve pesá-lo novamente, e que se houver diferença nesta pesagem o consumidor precisa ser avisado.

Os produtos que estiverem fora das normas exigidas serão apreendidos e encaminhados para a sede do Ipem, onde os responsáveis têm um prazo de 10 dias para apresentar nota fiscal da compra e origem do produto e uma defesa, sob pena de multas que variam e R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]