• Carregando...

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, disse que o projeto de construção do Trem de Alta Velocidade não tem por objetivo atender a Copa 2014. Segundo ele, a ANTT fixou em seis anos, a partir da assinatura do contrato, o prazo máximo para a conclusão de todo o projeto, que visa a interligar São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, embora a modelagem econômico-financeira apresentada ontem para o empreendimento considere cinco anos para o término do projeto.

Figueiredo destacou, no entanto, que na ANTT existe a percepção de que o projeto pode ser feito em três anos, apesar de o governo entender que o máximo tolerável é de seis anos. "Se colocássemos como condição o término do projeto para a Copa, estaríamos carimbando o vencedor, porque alguns investidores acham que daria tempo de fazer o trem-bala até a Copa, outros, não", afirmou Figueiredo, ressaltando que "o projeto não é para a Copa, é para o Brasil". Ele ressaltou, porém, que o vencedor da licitação terá a liberdade de antecipar a conclusão e operação de algum trecho.

A expectativa do governo é de que o Tribunal de Contas da União (TCU) libere o projeto "até meados de outubro", informou Figueiredo. A ideia é que a apresentação das propostas dos interessados ocorra em janeiro de 2010, com assinatura dos contratos prevista para acontecer até junho de 2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]