• Carregando...

Foi aprovada nesta terça-feira (20) pela Assembleia Legislativa do Paraná, em segunda votação, o projeto de lei que estabelece políticas públicas para controle populacional de cães e gatos em todo o estado. Dentre as medidas estão ações preventivas contra o abandono de animais, regras para a esterilização dos bichos e a proibição do extermínio. A proposta, de autoria do deputado estadual Luiz Eduardo Cheida, será encaminhada para votação da redação final nesta quarta-feira (21) e depois seguir para sanção do governador Beto Richa.

A emenda substitutiva que visava autorizar a eutanásia dos animais em caso de os proprietários não os procurarem em um prazo de três meses foi rejeitada por unanimidade.

No projeto de lei estadual, fica vedado o extermínio de cães e gatos para fins de controle da população de animais. A proposta também fixa novas regras para a esterilização dos bichos abandonados. O projeto também visa a estimular campanhas de conscientização para que os proprietários não abandonem os animais.

Conforme a proposta de lei, deverá ser realizada a identificação e o registro dos proprietários de cachorros e gatos. Essas informações serão incluídas em um banco de dados do órgão municipal responsável pelo setor.

A fiscalização da lei ficará a cargo do órgão ambiental de cada município.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]