• Carregando...

Motoristas de vans fazem, pelo quarto dia consecutivo, um protesto contra a restrição na circulação do transporte na zona oeste do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (14). Com pneus e lixo queimados, os manifestantes bloqueiam a Avenida Engenheiro Sousa Filho, que cruza a Favela Rio da Pedras. A Estrada de Jacarepaguá também foi interditada, na altura da comunidade, em ambos os sentidos. Com isso, ônibus e vans são impedidos de circular, fazendo com que moradores que saem para o trabalho tenham que caminhar quilômetros para pegar um transporte. A prefeitura acredita que os manifestantes estejam ligados a milícias que controlam o transporte na região.

A manifestação impede a passagem de ônibus e vans num trecho de aproximadamente dois quilômetros da Avenida Engenheiro Sousa Filho, compreendido entre as localidades conhecidas como Muzema e Jardim Clarice. Em entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo, o delegado Cláudio Ferraz, coordenador especial de Transporte Complementar do município, disse que motoristas de vans que obtiveram autorização da prefeitura para circular estão sendo aterrorizados por milicianos.

"Eles param os ônibus, a vans, e aterrorizam quem já tem autorização para prestar o serviço. A polícia está investigando quem está incentivando os protestos, mas já sabemos que há milicianos envolvidos", disse Ferraz, acrescentando que a Polícia Militar e a Guarda Municipal estão se movimentando para restituir o direito de ir e vir na comunidade.

A comunidade na zona oeste, que tem mais de 63 mil habitantes, sofrem com bloqueios à entrada de ônibus desde sexta-feira (11). Moradores dizem que motorixtas estão cobrando até R$ 5 para percorrer o trajeto de dois quilômetros que está interditado.

Milicianos ameaçaram atear fogo nos ônibus que insistissem em transitar pela região, por conta da decisão da prefeitura de restringir a circulação de vans por algumas vias da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. A medida reduziu de 1.200 para 392 o número de vans autorizadas a circular pela região. O serviço é muito disseminado na zona oeste e explorado, principalmente, por milícias.

No mesmo dia em que a Avenida Engenheiro Sousa Filho foi fechada houve confronto entre motoristas de vans e policiais militares. Uma outra manifestação, com cerca de 60 motoristas de vans, perto de Rio das Pedras, tumultuou, sábado pela manhã, o trânsito na Estrada do Itanhangá, causando retenções.

Na Barra, as vans não podem mais transitar pelas avenidas das Américas, Ayrton Senna, Armando Lombardi e Ministro Ivan Lins. Três novas linhas começaram a operar ontem: Taquara-Center Shopping, via Retiro dos Artistas, Taquara-Center Shopping, via avenida Nelson Cardoso, e Taquara-Center Shopping via Rua Mirataia. Segundo a prefeitura, outras 15 estarão operando em até cinco semanas.

As restrições ao tráfego de vans começaram em abril em bairros da zona sul. A prefeitura quer reduzir a atual frota de vans em circulação no Rio de 6 mil para 3,5 mil veículos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]