i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Ciência

PUC inova em meio ambiente e internet

Mostra de pesquisa apresenta produtos para comprar com segurança na web e para ajudar carona solidária

  • PorJosé Marcos Lopes
  • 24/09/2008 21:01
“É uma maneira de aumentar a segurança. Os dados ficam criptografados e qualquer modificação pode ser identificada.” Cinthia Freitas, doutora em informática, sobre projeto para garantir compras on-line | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
“É uma maneira de aumentar a segurança. Os dados ficam criptografados e qualquer modificação pode ser identificada.” Cinthia Freitas, doutora em informática, sobre projeto para garantir compras on-line| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Comprar com segurança pela internet, reduzir as emissões de carbono e monitorar as vagas em estacionamentos. Pode parecer estranho assuntos tão diferentes sendo discutidos no mesmo lugar. Mas na mostra Pesquisa e Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), realizada ontem no câmpus Curitiba, esses e outros temas – que vão do efeito das plantas medicinais nos processos de cicatrização à produção de frutas em pomar doméstico – dividiram o mesmo espaço. A segunda edição da mostra reuniu 168 projetos desenvolvidos por pesquisadores, alunos de mestrado e doutorado e bolsistas, que estão disponíveis no endereço eletrônico www.agenciapuc.pucpr.br.

Um dos projetos que mais chamou a atenção é um software que dá segurança a quem faz compras pela internet. O programa armazena todas as informações repassadas durante o processo de compra, como produto, valor, data e hora. O projeto contou com a participação de um mestrando em Direito, para que as informações tenham validade na Justiça. "É um protocolo de autenticidade ofertado pelo consumidor", explica uma das pesquisadoras responsáveis pelo projeto, a doutora em informática Cinthia Freitas. "Os dados ficam criptografados e qualquer modificação pode ser identificada." A idéia é ofertar o software para as empresas que mantêm sites de vendas de produtos.

Projetos que podem melhorar o ambiente urbano e reduzir as emissões de dióxido de carbono também fazem parte da mostra. Os pesquisadores Fábio Duarte, Tomás Moreira e Rodrigo Firmino, do programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana, desenvolveram um software para incentivar a prática da carona em empresas. "O sistema estaria atrelado ao site da empresa ou instituição pública. As pessoas acessam, colocam informações sobre o caminho que fazem e como poderiam pegar carona", diz Tomás Moreira.

Outro projeto do mesmo grupo de pesquisadores é o Mobilidade Urbana Sustentável. "A idéia é fazer uma análise mais aprofundada da empresa e do seu impacto para o meio ambiente". Na primeira etapa os pesquisadores analisam dados como a emissão de dióxido de carbono pelos carros de funcionários ou a frota da companhia, e também quantidade de lixo produzido. Em seguida, são feitas as soluções específicas para aquela cada empresa.

Segundo o coordenador da mostra, Waldemiro Gremski, dos 110 projetos apresentados no ano passado, três já geraram novas patentes.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

    Fim dos comentários.