i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
combate ao crime

Quase 90% dos moradores aprovam ações contra o tráfico no RJ, diz Ibope

Mais de 40% dos moradores do Rio se sentem seguros. Instituto entrevistou mil pessoas no período de 27 a 29 de novembro

  • PorG1/ Globo.com
  • 02/12/2010 16:37

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) nesta quinta-feira (2) revela que 88% dos moradores do Rio apoiam as recentes ações contra o tráfico de drogas na capital. Os que nem aprovam e nem desaprovam somam 7%, enquanto 3% desaprovam. Entre os que aprovam, 49% aprovam totalmente.

Segundo o instituto, foram entrevistadas por telefone mil pessoas com mais de 16 anos, moradores de todo o estado, no período de 27 a 29 de novembro. A pesquisa foi feita por iniciativa do próprio Ibope e a margem de erro é de 3 pontos percentuais.

41% se sentem seguros

Sobre a sensação de segurança, 41% dos entrevistados se sentem seguros e 30% disseram se sentir inseguros. Além destes, outros 26% disseram que não se sentem nem seguros e nem inseguros. Já sobre o tipo de lugar que o Rio se tornaria no final da operação contra o tráfico, 70% dizem que será um lugar mais seguro, enquanto 17% disseram que não fará diferença. Outros 6% disseram que o Rio ficará mais inseguro.

De acordo com o Ibope, 82% dos entrevistados acreditam na capacidade da polícia reprimir a ação dos criminosos, sendo que 25% dizem que a polícia é totalmente capaz, enquanto 8% dizem não ser capaz. Sobre a presença das forças armadas, 93% aprovam a iniciativa. Destes, 70% aprovam completamente, 3% são indiferentes e outros 3% desaprovam.

Problemas para ir ao trabalho

O instituto perguntou ainda sobre a dificuldade de de ir ou voltar de trabalho, estudo ou outros compromissos. Segundo a pesquisa, 69% disseram não ter enfrentado o problema e 31% alegaram ter tido alguma dificuldade.

Dos entrevistados, 11% acham que o Rio não está recebendo apoio do Governo Federal, enquanto 89% percebem o apoio.

Imagem do Rio

O Ibope perguntou sobre a imagem do Rio no exterior após as recentes operações. Segundo a pesquisa, 69% consideram que a imagem será melhor, sendo que 22% acreditam que ficará muito melhor, 15% acreditam que a imagem ficará pior e 11% acham que não fará diferença.

Além disso, 54% das pessoas acreditam que os últimos acontecimentos serão prejudiciais à realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, e 41% acreditam que não prejudicará em nada.

Sobre a expectativa para o desfecho do conflito, 72% estão otimistas, sendo que 20% se sentem totalmente otimistas, 16% se dizem nem otimistas e nem pessimistas e 10% se sentem pessimistas.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.