• Carregando...

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) nesta quinta-feira (2) revela que 88% dos moradores do Rio apoiam as recentes ações contra o tráfico de drogas na capital. Os que nem aprovam e nem desaprovam somam 7%, enquanto 3% desaprovam. Entre os que aprovam, 49% aprovam totalmente.

Segundo o instituto, foram entrevistadas por telefone mil pessoas com mais de 16 anos, moradores de todo o estado, no período de 27 a 29 de novembro. A pesquisa foi feita por iniciativa do próprio Ibope e a margem de erro é de 3 pontos percentuais.

41% se sentem seguros

Sobre a sensação de segurança, 41% dos entrevistados se sentem seguros e 30% disseram se sentir inseguros. Além destes, outros 26% disseram que não se sentem nem seguros e nem inseguros. Já sobre o tipo de lugar que o Rio se tornaria no final da operação contra o tráfico, 70% dizem que será um lugar mais seguro, enquanto 17% disseram que não fará diferença. Outros 6% disseram que o Rio ficará mais inseguro.

De acordo com o Ibope, 82% dos entrevistados acreditam na capacidade da polícia reprimir a ação dos criminosos, sendo que 25% dizem que a polícia é totalmente capaz, enquanto 8% dizem não ser capaz. Sobre a presença das forças armadas, 93% aprovam a iniciativa. Destes, 70% aprovam completamente, 3% são indiferentes e outros 3% desaprovam.

Problemas para ir ao trabalho

O instituto perguntou ainda sobre a dificuldade de de ir ou voltar de trabalho, estudo ou outros compromissos. Segundo a pesquisa, 69% disseram não ter enfrentado o problema e 31% alegaram ter tido alguma dificuldade.

Dos entrevistados, 11% acham que o Rio não está recebendo apoio do Governo Federal, enquanto 89% percebem o apoio.

Imagem do Rio

O Ibope perguntou sobre a imagem do Rio no exterior após as recentes operações. Segundo a pesquisa, 69% consideram que a imagem será melhor, sendo que 22% acreditam que ficará muito melhor, 15% acreditam que a imagem ficará pior e 11% acham que não fará diferença.

Além disso, 54% das pessoas acreditam que os últimos acontecimentos serão prejudiciais à realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, e 41% acreditam que não prejudicará em nada.

Sobre a expectativa para o desfecho do conflito, 72% estão otimistas, sendo que 20% se sentem totalmente otimistas, 16% se dizem nem otimistas e nem pessimistas e 10% se sentem pessimistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]