• Carregando...
Voluntários do Risoto de Rua | Divulgação/Risoto de Rua
Voluntários do Risoto de Rua| Foto: Divulgação/Risoto de Rua

Os curitibanos que querem passar um Natal diferente – entre familiares e amigos, mas também ajudando o próximo - têm opções pela capital e região metropolitana. Os interessados em colaborar podem ajudar de diversas formas, seja no dia 25 de dezembro ou ainda na véspera, dia 24.

Uma delas é acompanhando a entrega de presentes do Loucos Por Amor ao Próximo, em Colombo. Em 2015, o grupo conseguiu arrecadar 1.243 brinquedos para crianças carentes. Neste ano, a meta é obter 3 mil doações para pequenos de quatro comunidades que tiveram origem na cidade a partir de ocupações irregulares. A entrega será dia 24 de dezembro, às 14 horas, começando pelo bairro São Gabriel. “Teremos trio elétrico acompanhando e carreata com Papai Noel e Mamãe Noel até chegar aos bairros”, comenta um dos organizadores, Anderson Molinos.

Segundo ele, os interessados também podem fazer doações para a iniciativa em um 35 dos pontos de arrecadação de brinquedos em Curitiba e Colombo. Há ainda a possibilidade de comprar números de rifas, cuja renda vai para o projeto. Os ganhadores receberão uma cesta de produtos de beleza e uma máquina de lavar. Mais detalhes na página dos voluntários no Facebook.

Dicas para uma ação solidária no Natal

1 – Entre em contato com Ongs e entidades perto de casa, escola ou trabalho;

2 – Identifique as necessidades do público que pretende atender e a disponibilidade da instituição;

3 – Planeje o que pretende oferecer e o tempo que tem disponível;

4 - Reúna amigos e familiares e coloque a ideia em prática.

Refeição para moradores de rua

O Risoto de Rua, parceiro do Rango de Rua, promoverá uma refeição especial de Natal para moradores de rua, dia 25, a partir das 20h30. Semanalmente, sempre aos domingos, o grupo do risoto distribui, em média, 130 refeições, ao longo de um roteiro que se inicia na região do Mercado Municipal. Se um grupo sai às ruas sempre no primeiro dia da semana, às sextas-feiras é a vez do Rango levar alimento e afeto a quem precisa. Durante o trabalho, os voluntários procuram estabelecer um vínculo com o público atendido. O objetivo é ajudá-lo também com outras demandas.

Segundo a organização, as doações para o cardápio de Natal já foram alcançadas, mas ainda é preciso auxílio para preparar e entregar as refeições. O grupo também vai presentear os moradores de rua com um panetone e um kit higiene, todos obtidos por meio de doações de parceiros. Quem quiser colaborar pode entrar em contato pela página do evento do Risoto de Rua no Facebook.

Visitas para crianças e idosos

Já pensou em fazer uma visita a quem está longe da família? O Lar dos Idosos Recanto do Tarumã aceita que voluntários da comunidade passem algumas horas com moradores da instituição. Tanto a agenda de Natal, como os ingredientes da ceia ainda não estão fechados, segundo a entidade. É preciso arrecadar doações de panetone, chester, lombo suíno e refrigerante para os vovôs. O Recanto do Tarumã também precisa de materiais de higiene e limpeza, em especial, água sanitária.

Para colaborar, é preciso entrar em contato com o Recanto, no telefone (41) 3083-4900, e falar com a assistência social. O lar fica na Rua Konrad Adenauer, 576, no Tarumã, e tem 100 homens com idade acima de 60 anos morando no local.

As 46 crianças do Lar Mãe Maria, em São José dos Pinhais, também podem receber visitas para um lanche especial ou uma tarde de brincadeiras nesta data. A instituição é administrada pelas Irmãs Beneditinas. O público atendido tem de 0 a 18 anos e é encaminhado para acolhimento pela Vara da Infância e Juventude. Para conhecer o local, o agendamento prévio é necessário e pode ser feito pelo telefone (41) 3384-4529. O Lar Mãe Maria fica na Avenida dos Bosques, 2300, no bairro Borda do Campo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]