• Carregando...
 | Gerson Klaina/Tribuna do Paraná
| Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

O radar instalado no quilômetro 594 da BR-376, no Contorno Sul, na altura da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), está dando o que falar nas redes sociais. Motoristas que passam pelo trecho reclamam que o equipamento está desregulado, pois, às vezes, marca no visor uma numeração que não corresponde à velocidade em que os veículos passam. As informações são da Tribuna do Paraná.

Na última semana, a Tribuna esteve três vezes no local para acompanhar a situação. Nas segunda-feira (5) e terça-feira (6), o equipamento apresentou os problemas denunciados.

Em alguns momentos, o aparelho registrou velocidades próximas a 100 quilômetros por hora (km/h), mesmo quando os veículos trafegavam visivelmente em baixa velocidade. No trecho, o limite é de 60 km/h. Várias vezes, com a passagem de automóveis e caminhões em diferentes velocidades, aparecia a marca de 92 km/h.

Já na sexta-feira (9), o radar estava aparentemente normal, exibindo a velocidade compatível com a praticada pelos motoristas.

Multa normal

Consultado pela Tribuna, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela manutenção dos radares no Contorno Sul, explicou que o equipamento continua registrando as velocidades normais, apesar do problema.

Ou seja, embora mostre uma numeração superior ou inferior à velocidade do momento, internamente os radares conseguem marcar a velocidade correta. Isso significa que o equipamento funciona normalmente e a velocidade válida para efeitos de multa será a que o radar registrar internamente até que seja feita a manutenção.

Segundo o órgão, problemas na marcação ocorrem, por exemplo, quando uma descarga elétrica atinge os equipamentos.

Por isso, a dica do DNIT é que os motoristas sigam as sinalizações e mantenham a velocidade compatível com a apontada pelas placas. Caso o motorista seja multado e entenda que foi prejudicado por uma falha na marcação, com a multa em mãos é possível recorrer da infração. No verso da notificação consta o endereço para encaminhamento da documentação para abertura do processo de defesa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]