• Carregando...

A fiscalização eletrônica – por radar – aumentou o cerco aos caminhoneiros que não respeitam as regras para transitar na Linha Verde, em Curitiba. Desde o dia 23 de dezembro, os aparelhos estão registrando os casos de circulação fora do horário permitido e de tráfego em faixas de uso exclusivo para veículos leves. Em dez dias com o reforço na fiscalização, o sistema registrou 2.853 infrações – sendo 2.386 por trafegar fora da faixa determinada e 467 por circulação em horários proibidos. Cada multa rende quatro pontos e R$ 85,13.

Em dias úteis, veículos com capacidade de carga acima de sete toneladas ou com comprimento maior que sete metros não podem circular em 22 quilômetros do trecho urbano da rodovia das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas. Nesses horários, os caminhões devem utilizar os contornos. Independentemente do horário, veículos de grande porte devem usar apenas a faixa da direita. A sinalização informando sobre a fiscalização eletrônica foi reforçada.

As regras especiais para tráfego de veículos pesados na Linha Verde foram fixadas há quase três anos, mas muitos caminhoneiros insistem em trafegar nos horários proibidos. O número de infrações percebidas pelos agentes de trânsito atingia a média de 500 por mês. As 2,8 mil multas registradas nos últimos dez dias pelo sistema eletrônico representam mais da metade de todas as notificações manuais realizadas de janeiro a setembro de 2013.

A prefeitura informou que o sistema utiliza os radares já existentes na via e não representa novos custos. O objetivo é reduzir o número de acidentes graves na via e diminuir os longos congestionamentos nos horários de pico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]