• Carregando...

Moradores da zona rural foram os grandes responsáveis pelo elevado número de recadastramentos

O elevado número de recadastramento de armas na região de Cascavel, no Oeste do estado, surpreendeu a Polícia Federal (PF). Segundo reportagem do telejornal ParanáTV, em três semanas foram recadastradas 4.213 armas, em dez cidades da região de Cascavel. A grande maioria dos registros foi de moradores da zona rural.

Os agentes federais visitaram as cidades para facilitar o recadastramento das pessoas que moram longe de Cascavel. O número superou o alcançado no estado do Paraná inteiro e em outros grandes estados. No Paraná foram recadastradas 1.179 armas. Já no estado de São Paulo foram 2.940. Em Santa Catarina foram 3.074 e no Rio de Janeiro 3.145.

Os moradores perto da fronteira com o Paraguai foram os maiores responsáveis pela grande quantidade de recadastramentos na região Oeste. Os agricultores compram armas para proteger as propriedades. "Nunca demos tiro em ninguém. Não temos intenção de matar nem de ferir ninguém, mas temos que nos proteger", afirmou o agricultor Arno Koelzer, ao ParanáTV.

Quem não atualizar o registro junto a PF até o fim do ano pode ser presa em flagrante por porte ilegal de arma. O recadastramento é simples e rápido. Basta preencher um formulário e levar uma cópia da identidade e do registro ou da certidão anterior da arma. A pessoa que não tem o registro pode apresentar a nota fiscal. O serviço é de graça e não é preciso apresentar a arma.

A medida serve para unificar os dados das armas de fogo no país. Isso antes era feito pela Polícia Civil de cada estado. "Para a Polícia Federal uma das grandes vantagens é a possibilidade de enriquecer o nosso banco de dados referente às armas, que geralmente são usadas como instrumentos de crimes. E também é mais uma forma de pesquisar as pessoas que são investigadas", explicou o delegado da PF Algacir Mikalowski.

Qual a sua opnião sobre o recadastramento das armas? Deixe a sua opinião abaixo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]