• Carregando...

O cerco ao contrabando e ao narcotráfico na tríplice fronteira tem forçado as quadrilhas a mudar a logística da criminalidade. No mesmo passo, os órgãos de repressão adaptam também os alvos de fiscalização e combate às atividades ilícitas, com ações que se estendem desde Foz do Iguaçu a Mundo Novo.

2004/2005 – Em ações conjuntas, Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e demais órgãos de fiscalização intensificam a apreensão dos veículos que faziam o transporte de mercadorias desde o Paraguai até os principais mercados consumidores do país, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e os estados do Nordeste. Em poucos meses, os comboios formados por até 400 ônibus ao longo da BR-277, entre Foz do Iguaçu e Cascavel, começam a se tornar cada vez mais raros.

2006/2007 – Com a nova aduana da Receita e a promessa de controle total, a principal porta de entrada de mercadorias contrabandeadas e de drogas no país passa a ficar inviável para as grandes quadrilhas. A longa extensão do Lago de Itaipu e do Rio Paraná, na fronteira com o Paraguai, e o patrulhamento insuficiente abrem novos caminhos ao ilícito. Concentrado na zona primária, o controle também é reforçado nos hotéis de sacoleiros, estacionamentos, depósitos às margens do reservatório, estradas vicinais, na rodovia e portos clandestinos. Com o transporte "formiguinha" na mira da polícia e do fisco, a apreensão em veículos de passeio ultrapassa a dos ônibus.

2008 – A parceria entre RF e PF garante mais uma estratégia de combate. O Lago de Itaipu e o Rio Paraná recebem mais atenção. Os patrulhamentos se tornam mais freqüentes e envolvem outras cidades às margens do reservatório, como Itaipulândia, Santa Helena e Guairá.

Fonte: Sucursal de Foz do Iguaçu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]