• Carregando...
Durante assinatura do decreto, Richa informou que equipes da Defesa Civil estão realizando levantamento de situação em todas as regiões do estado | Walter Fernandes/Gazeta Maringá
Durante assinatura do decreto, Richa informou que equipes da Defesa Civil estão realizando levantamento de situação em todas as regiões do estado| Foto: Walter Fernandes/Gazeta Maringá

Cidades onde foi decretado estado de emergência

Barbosa Ferraz; Bituruna; Brasilândia do Sul; Campo Largo; Carambeí; Curitiba; Dois Vizinhos; Doutor Camargo; Foz do Iguaçu; Francisco Alves; Floresta; Godoy Moreira; Guaraniaçu; Guarapuava; Grandes Rios; Ipiranga; Iporã; Imbituva; Indianópolis; Irati; Ivatuba; Itapejara do Oeste; Japurá; Jataizinho; Laranjeiras do Sul; Monoel Ribas; Mirador; Nova Laranjeiras; Ortigueira; Paraíso do Norte; Piraí do Sul; Pitanga; Piraquara; Ponta Grossa; Porto Amazonas; Pranchita; Prudentópolis; Querência do Norte; Realeza; Rebouças; Reserva; Rio Azul; Rio Bonito do Iguaçu; Rio Branco do Ivaí; Rio Negro; São João; São José dos Pinhais; São Jorge do Oeste; São Jorge do Patrocínio; São Jorge do Ivaí; São João do Ivaí; Santa Tereza do Oeste; Sulina; Saudade do Iguaçu; Tibagi; Teixeira Soares; Telêmaco Borba; Umuarama e Xambrê.

Fonte: levantamento oficial da Defesa Civil do Paraná

O governador Beto Richa (PSDB) decretou estado de emergência em 59 municípios paranaenses afetados pela forte chuva dos últimos dias. A assinatura do decreto foi feita na manhã desta sexta-feira (28) em Maringá. Com a medida, essas cidades terão maior facilidade em requisitar recursos federais para reparação dos estragos.

De acordo com o governador, ainda não se sabe o valor que deve ser investindo em ações sociais e de infraestrutura nos locais atingidos por inundações, enxurradas e deslizamentos. Ele explicou que nos últimos dois dias, equipes da Defesa Civil estão fazendo o levantamento dos estragos.

Na quinta-feira (27), Richa sobrevoou a região de Paranavaí, onde diversas estradas foram interditadas por causa de inundações causadas pela cheia do Rio Ivaí. "Não tem como não se sensibilizar com esta situação. É muito chocante presenciar a ação da correnteza do Rio Ivaí e a destruição. São cenas impressionantes", declarou.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil, até a manhã desta sexta-feira, havia 78,1 mil pessoas afetadas pelas chuvas em 78 municípios do Paraná. Em 11 cidades, os prefeitos já haviam decretado situação de emergência: Bituruna, Dois Vizinhos, Imbituva, Irati, Itapejara do Oeste, São João, Santa Tereza do Oeste, Sulina, Teixeira Soares, Laranjeiras do Sul e Ortigueira.

Força-Tarefa

Nos últimos dias, o governo criou uma força-tarefa para atuar principalmente nas localidades mais atingidas. Equipes da Defesa Civil e um helicóptero foram enviados aos municípios para atender a população e resgatar famílias que estão ilhadas.

Também estão sendo enviados colchões, cobertores, roupas, material de limpeza, utensílios para cozinha e lona para a cobertura emergencial de sete mil residências danificadas.

A Defesa Civil, o Simepar e o Instituto das Águas estão fazendo um monitoramento para verificar a situação do clima e a elevação dos riospara prevenir qualquer desastre com a população. Além disso, foi anunciado que o Instituto das Águas irá disponibilizar serviço de desassoreamento de rios para os municípios mais atingidos pelos estragos.

Estradas seguem bloqueadas devido às chuvas

As chuvas que atingiram o Paraná na última semana seguem causando transtornos para quem precisa usar as rodovias. São três vias federais e outras oito estaduais com restrições nesta sexta-feira (28). Os principais problemas ocorrem na região de rios e nas proximidades de áreas de serra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]