• Carregando...

Rio de Janeiro - O bom humor e o carnaval alçaram o Rio de Janeiro ao posto de cidade mais feliz do mundo, segundo pesquisa divulgada pela revista Forbes. O levantamento, do instituto de pesquisa de mercado GfK Custom Research North America, contou com 10 mil entrevistas em 20 países. "O Brasil é associado a bom humor, a um bom estilo de vida e ao carnaval. O carnaval é a imagem clássica que as pessoas têm do Rio", afirmou o consultor Simon Anholt, responsável pela pesquisa.

Para Rachel Valença, pesquisadora da Casa de Rui Barbosa e diretora da Império Serrano, o carnaval não é só a imagem da felicidade mas também da "resistência às adversidades". Ela aponta a mistura de influências portuguesa e africana como determinante para a "cultura festeira" do Rio. "A corte portuguesa era festeira. As datas religiosas eram pretextos para as festas nas ruas. O povo negro veio ao Brasil em uma condição adversa, mas tinha na origem o amor à dança e às atividades de rua."

Já para Phrygia Arruda, pesquisadora do Instituto de Psicologia da UFRJ, a paisagem da cidade é determinante para o "jeito carioca de ser", tema de seu doutorado. "As pessoas saem do túnel e veem uma lagoa [Rodrigo de Freitas]. O espaço urbano faz com que você se sinta feliz." Sidney ficou em segundo lugar, seguida de Barcelona, Amsterdã e Melbourne (Austrália).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]