• Carregando...
Em Olinda, cem bonecos gigantes desfilaram pelas ruas da cidade | Antonio Cruz/ABr
Em Olinda, cem bonecos gigantes desfilaram pelas ruas da cidade| Foto: Antonio Cruz/ABr
  • Rosas de Ouro quebrou jejum de 16 anos em São Paulo
  • Vila Isabel é uma das favoritas no grupo especial carioca
  • Na Bahia, a banda Chiclete com Banana iria até de madrugada

SÃO PAULO - Com uma diferença de apenas 0,25 ponto, a Rosas de Ouro conquistou o título de campeã do carnaval 2010 em São Paulo. A agremiação obteve 270 pontos, dos 270 possíveis, e assim obteve o título no grupo especial. O último título da escola havia sido conquistado em 1994. O segundo lugar ficou com a Mocidade Alegre, que teve 269,75 pontos na apuração.

Com o enredo O Cacau Chegou, a distribuição de bombons e essência de chocolate lançada ao ar, a Rosas de Ouro foi a quinta escola a desfilar no sambódromo no segundo dia de desfiles. A escola animou a torcida nas arquibancadas. Numa representação teatral, a comissão de frente mostrou a chegada dos espanhóis ao continente para conquistar os astecas.

Confusão

Torcedores que acompanharam a apuração das notas no sambódromo do Anhembi jogaram objetos em direção ao local reservado à diretoria das escolas e à imprensa. Um repórter da rádio Capital foi ferido. A confusão começou após a escola Gaviões da Fiel receber notas ruins nos quesitos enredo e bateria.

A Leandro de Itaquera e Im­­perador do Ipiranga foram rebaixadas do grupo especial do carnaval de São Paulo e devem desfilar em 2011 no grupo de acesso.

Rio de Janeiro

Dois estilos de carnaval podem travar hoje uma disputa acirrada pelo título carioca de 2010. A apuração começa às 15h30 na Praça da Apoteose, com transmissão pela tevê. A Unidos da Tijuca, que fez um desfile de forte apelo visual, é a favorita do público, que se entusiasmou no domingo. Um dos destaques foi a comissão de frente, com mulheres que trocando de roupa várias vezes sem a plateia perceber o truque. A Unidos de Vila Isabel homenageou Noel Rosa, com a apresentação tradicional de segunda-feira. Baseada num samba mais lento, de Martinho da Vila, e pode ser a favorita de críticos e, talvez, jurados.

O Salgueiro, que optou por um enredo didático sobre livros, pode almejar o bicampeonato. A Grande Rio, enfim fazendo um desfile leve e com um enredo de empatia (momentos marcantes dos 25 anos do Sambódromo), é a quarta força.

Cantando a música brasileira, a Mangueira levantou boa parte do público no encerramento da noite de segunda, mas enfrentou problemas técnicos: bombeiros arrancaram um pedaço do carro da Tropicália após o surgimento de faíscas, e houve correria no final para o tempo não estourar.

Na apuração do grupo de acesso, a São Clemente foi a campeã e voltou ao grupo especial.

Nordeste

Em Olinda (PE), o tradicional desfile dos bonecos gigantes chegou ao seu limite ao comemorar ontem 23 anos de existência. Este ano foram cem personagens, animados por quatro orquestras de frevo. Em fila indiana, os bonecos passeiam pelas apertadas ladeiras de Olinda, realizando manobras ao som do frevo e reverenciando o público que aplaude nas calçadas.

A banda Chiclete com Banana encerrou a programação oficial do carnaval baiano, em Salvador. O grupo começou o arrastão às 16 horas de ontem e a expectativa era comandar a multidão na madrugada de hoje, no Circuito Barra-Ondina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]