• Carregando...

Um sargento e um soldado da Polícia Militar (PM), suspeitos de agredir presos em Caxias do Sul (RS), foram indiciados em inquérito concluído pelo coronel Telmo de Sousa, comandante do Comando Regional da Serra. Ele afirmou ao G1 que enviou o documento ao Ministério Público (MP) nesta sexta-feira (21).

Imagens do circuito de segurança da penitenciária, feitas no final de abril, mostram os detentos tentando escapar pela saída de ar, próxima ao teto. Policiais teriam flagrado a tentativa de fuga e agredido os presos. A PM assumiu o comando do local depois que agentes penitenciários foram afastados após denúncias de agressão aos presos.

De acordo com o coronel, o inquérito encaminhado ao MP nesta sexta-feira não tipificou crimes. "Descrevemos os atos que entendemos como criminosos no documento, que foi enviado para o Ministério Público, para que o órgão ofereça denúncia. O promotor vai ler e tipificar os crimes que os policiais cometeram", disse.

Segundo Sousa, ficou configurado que os policiais tiveram atitudes excessivas e houve abuso de autoridade. "O Ministério Público poderá até entender, pela descrição dos atos, que houve tortura, porque os presos estavam sujeitos à proteção desses policiais. Nenhum detento sofreu ferimentos graves, mas concluímos que existe crime de lesão e de abuso de autoridade", afirmou.

A Brigada Militar permanecerá como responsável pela segurança do presídio até o dia 25 de maio, quando passa a administração do local para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) do Rio Grande do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]