• Carregando...

Estiagem preocupa agricultores no RS: veja o vídeo

No Rio Grande do Sul, 42 municípios estão em situação de emergência por causa da falta de chuva. A seca castiga o estado há quase dois meses.

Na cidade de Rio Grande (RS), o sol forte secou a vegetação e as queimadas são diárias.

Em Gramado dos Loureiros, no norte do estado, a estiagem condenou 90% da lavoura de feijão. Quase um milhão de toneladas de milho não serão colhidas.

"O milho que tinha aqui, que podia produzir alguma coisa, dar renda para família, terminou 100% perdido", diz o agricultor Clair Tabaczenski.

As espigas pararam de crescer e a plantação seca é destruída por máquinas.

A maior preocupação é com o nível dos rios. O Rio dos Sinos, que abastece 1,5 milhão de pessoas, atingiu nesta semana o nível mais baixo dos últimos dez anos.

A região de São Leopoldo ficou em estado de alerta. A irrigação das lavouras chegou a ser interrompida. Quem desperdiçar água poderá ser multado.

"Nós aqui tivemos que selecionar alguns bairros para deixar sem água e abastecer outros, porque não tinha água suficiente na cidade no início do nosso verão", disse Ary Vanazzi, prefeito de São Leopoldo.

No interior do estado, famílias usam o que restou no fundo das nascentes. Um perigo para a saúde. "Uma água imprópria para o consumo humano. Tem lugares que até para os animais a água não é boa", alerta João Pedro Biasuz, secretário de Agricultura de Rio dos Índios (RS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]